Um assunto espinhoso e que quase sempre fazemos de conta que não está acontecendo no meio da Igreja Evangélica é o divórcio.


Mas não há como negar a triste realidade: este mal têm invadido nossas Igrejas de forma assustadora.

E o que diz a Palavra do Senhor sobre tão grave assunto?

"E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais. "
(Malaquias 2:14,16)

O que antes era comum no mundo, agora também faz parte da vida de muitas pessoas que serviram ou ainda servem ao Senhor, inclusive ministros e obreiros.

São homens e também mulheres que conhecem a Palavra de Deus e acabam comentendo este triste ato mesmo sabendo que o Senhor abomina o divórcio no meio da Sua Igreja.

As desculpas esfarrapadas para a pessoa deixar a outra são inúmeras: "acabou o amor", "casei no Senhor, mas não deu certo", "sou novo(a) e me precipitei"...

E o mais engraçado é que estas mesmas pessoas quando estão desempregadas, doentes ou em busca de alguma benção, fazem inúmeras campanhas de oração, longos jejuns, vigílias, sobem ao monte, oram, pedem orações e praticamente estão nos cultos todos os dias, crendo que Deus vão atendê-las nas suas petições.

Mas quando o problema é no casamento, elas não conseguem lutar e batalhar com Deus para que haja uma restauração nos seu matrimônio.

Será que o mesmo Deus que abre porta de emprego, cura enfermidade e concede bençãos materiais não pode fazer uma restauração plena no casamento?

Que me perdoem os amados leitores pela expressão, mas o que acontece de fato, além da apostasia pessoal de alguns, é a falta de vergonha de muitos crentes dentro de nossas Igrejas.

Com certeza esta febre abominável de divórcios que têm se alastrado dentro do meio evangélico, tal qual um câncer maligno, têm mais haver com isso mesmo: falta de vergonha.

Como podemos agir da mesma forma que o mundo?
As pessoas dão vazão à seus desejos sexuais impuros e ao invés de lutarem pelo seu casamento, vão pelo caminho mais fácil e trocam de esposa(o).

Está na hora do crente parar de hipocrisia e deixar de brincar com as coisas de Deus.

Casamento foi instituído pelo Senhor e se algo não vai bem no mesmo, é só entregá-lo nas mãos Dele que com certeza haverá a restauração.

Chega de desculpas esfarrapadas.

É tempo de viver o verdadeiro evangelho.

Posts Relacionados
25 Comentários
  1. Warley José 28 de janeiro de 2008 às 18:16  

    Isto tem sido uma triste verdade no meio evangélico. Nota-se que está havendo uma simplicidade, com relação ao divórcio, para tais que comentem esta transgressão perante os olhos do Todo Poderoso. Temos que orar pela a Noiva, porque esta está necessitando. Que Deus te abençoe irmão. Ótimo post, que o Senhor te use mais e mais para proclamar as verdades dEle.

  2. Vera Deputada Estadual 13 de fevereiro de 2008 às 09:31  

    Nao a derrota pior para o Homem,ainda mais dentro da igreja,falta de fé, as pessoas estã aceitando a derrota de joelhos fracassadasnão crendo que o senhor pode mudar as coisas nas suas vidas! muito triste estas pessoas estão ficando lpelo caminho serve de alerta para vigiarmos e orarmos. fica na paz irmão.dtaquini/Sin@is

  3. Cíntia Mara 15 de fevereiro de 2008 às 15:11  

    Nem sei o que pensar disso.
    Só sei que é triste ver as famílias sendo destruídas dessa forma.

  4. Anônimo 15 de fevereiro de 2008 às 16:10  

    Muito bacana seu blog!!!!!
    Q Deus continue te abençoando sempre!!!!

  5. Anônimo 30 de julho de 2008 às 11:49  

    "Sempre dou graças a Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça,que vos foi dada em Cristo Jesus; porque em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento;"

    Querido, que o nosso Deus continue te usando poderosamente...
    É preciso ser impulsionado pelo Espírito de Deus para abordar, com sinceridade e ousadia, um assunto tão desconcertante.
    Devemos pedir misericórdia pelos nossos líderes, por esta geração; e nos deixar ser usados, sem medo, pelo Espírito da Verdade. Amém!

  6. Anônimo 6 de agosto de 2008 às 17:44  

    Eu também sempre fui contra o divórcio porque sempre achei (antes de casar) que todas as dificuldades são superáveis. Depois de 4 anos de um casamento com muitas lágrimas e sofrimento pergunto se não terei uma vida mais digna e com melhor testemunho se estiver sozinha. Um casamento com lágrimas, gritos, humilhações e o sentimento que a outra pessoa está com o coração noutro lado é horrivel. Tembém quero mudar aquilo que está mal em mim mas a mágoa é uma grande inimiga (perdoar hoje e amanhã ter de perdoar o mesmo, isto durante um largo periodo de tempo, é esgotante. Sei que Deus é poderoso mas sinto-me a carregaro peso do lar sozinho quando o marido deveria ser o lider e sacerdote

  7. Agnaldo 10 de agosto de 2008 às 12:15  

    Prezada irmã do comentário acima:
    Sabemos que realmente há casos que precisam ser conduzidos de forma diferente.
    Não sei ao certo a situação do seu casamento, mas pelo pouco que vc menciona, entendo a sua angustia e decepção.
    Sabemos que há inumeros casos como o seu e é lamentável o que vem ocorrendo dentro das Igrejas.
    Tudo issso com certeza é decorrente da falta de temor a Deus e de conhecimento da Palavra.
    As pessoas não querem aplicar a Palavra de Deus em suas vidas pessoais e acabam se auto-destruindo.
    Que Deus possa estar te conduzindo, juntamente com seu esposo a uma plena restauração do vosso casamento.
    Temos que orar muito para que a destruição de lares cesse no meio da Noiva de Cristo.

    Fica com Deus e permaneça firme na presença do Senhor.

  8. Adna 10 de agosto de 2008 às 16:19  

    Eu concordo com a explanação do irmão, separar só pq o amor acabou e coisa citadas no texto, mas tenho uma dúvida e qdo o home no caso casou na igreja direitinho e depois de um ano de matrimônio a esposa chega e diz q o está traindo a mto tempo e e sai de casa pra morar com essa pessoa, enfim ele espera um ano e sai então o divórcio, neste caso em Mateus 19:9, q o repúdio a mulher a não ser por prostituição, se casar com a mulher ou com outra será adultério, neste caso o homem não querndo mais e ele pretendendo se casar ele não pode? a bíblia diz q sim e agora? o que está certo e o q está errado? Agradeço se o irmão me responder. Fique na Paz do Senhor!

  9. Anônimo 7 de outubro de 2008 às 12:36  

    olha eu sinceramente não sei mais o q é certo ou errado, pois nem mais consigo sentir meu coração.
    Estou me separando do meu marido, com q sou casada a mais de 15 anos, q foram dos 15 anos 14 de puro sofrimento traições desrespeito, omissão e muita humilhação.
    Moramos na mesma casa mal nos conversamos, não dormimos mais juntos, ele não participa de nada em casa em relação a nada, nem na criação dos nossos dois filhos.
    Hoje não estou na igreja não suportei..não consegui..permanecer por não conseguir ficar alheia ao q acontecia dentro da minha casa, com uma péssima relação com meu marido...onde fazia e dizia coisas q depois me entristecia muito...pra não ser mal testemunho achei melhor me afastar.
    Mas lutei muito antes de disso fiz campanhas, aceitei ele de volta na minha casa mesmo depois de ter me abandonado com minha filha pra viver com outra mulher.
    Mas não suporto mais td isso não tenho mais extrutura psicológica, e realmente as coisas chegaram num grau imposível de uma concivência decente.
    Definitivamente não foi o q sonhei pra mim, apesar de ter casado na ignorancia achei q sereia pra sempre.
    estou muito triste..mas no meu caso acho q é o melhor a ser feito para q reste um mínimo de dignidade em mim.

  10. Unknown 11 de outubro de 2008 às 15:54  

    meu marido mim deicho e eu to sofredo muito pos eu amo ele,; ele ta com uma munhe da vida e nao que mas saber de mim, nao sei o que faz pos nao tenho mas vontade de vivir.
    o pai da amante do meu marido e catibozerro e si xamar caburru e o nomen da amante do meu marido e andreia;
    eu queri que voces orace para que meu casamento nao acabese pr meu marido dexa a amante e vouta pr mim.
    O nome do meu marido e Alan Franke Santos Alves e o meu e Maria Silma Monteiro Da Silva

  11. Anônimo 13 de outubro de 2008 às 21:28  

    È triste mesmo ver como as pessoas estão deixando seus relacionamentos se desfazerem tão facilmente,porém,só quem viveu uma situação destrutiva no casamento, pode comentar realmente sobre o assunto. Você não pode falar com autoridade sobre a fome se nunca a sentiu. Mas creio em um Deus que pode tudo, e que recupera ou dá uma nova chance a quem não conseguiu segurar a onda, afinal, Ele é o criador e melhor que ninguém, conhece suas criaturas.

  12. Agnaldo 14 de outubro de 2008 às 08:44  

    Prezada irmã Silma,
    Já estou orando por sua vida e restauração de seu casamento.Creio num Deus de milagres e Ele pode trazer seu esposo de volta.

    Ao "anônimo" acima:

    Amado, sou casado há 6 anos e espero nunca passar por uma situação como esta.

    Não conheço a dor de um divórcio ou de um casamento problemático.

    Sabemos que a casos e casos.Mas o texto chama a atenção de uma triste realidade:há pessoas, em nosso meio, que são até obreiros na Igreja que estão agindo igual ao mundo. Homens que "cansam da esposa" ou vice-versa e não lutam para que Deus possa restaurar o casamento. Outros não investem nem em "encontros de casais" promovidos pela própria Igreja que frequentam...
    São casos assim, que o texto trata.
    A coisa tá difícil em qualuer área da vida?
    Mas o que de fato faço em Deus para mudar a situação?
    Enfim, tem casos e casos, mas que a coisa tá feia nessa área, isso tá.
    Que Deus possa abrir nossos olhos espirituais para sabermos que satanás possui suas sutis armas para deformar todo o próposito de Deus.

  13. Anônimo 17 de outubro de 2008 às 10:40  

    O mais triste é quando uma pessoa que se diz evangélica e casada, tenta destruir o casamento de outra pessoa. Foi o que aconteceu comigo, uma mulher evangelica disse que teve uma revelação que o meu marido seria o homem da vida dela. Que absurdo! Ela quase destruiu meu casamento, mas o dela acabou, motivo: meu marido. Que vergonha... Hoje, apesar de não ser evangelica, sou de Deus e estou feliz no meu lar o qual o demônio não destruiu.

  14. Anônimo 18 de outubro de 2008 às 04:41  

    Deus instituiu o casamento como uma dádiva dele...é bem verdade que vivemos momentos de crises nos mais diversos aspectos de nossas vidas...se optarmos por desistirmos de tudo que encontrarmos dificuldade teremos que abrir mão de muitas coisas...Não sou casada, estou esperando no Senhor todavía estou ciente que a vida a dois não é fácil, mas digam-me uma coisa, o que é fácil hj em dia?Muitos ficam a se perguntar o que deu de errado só que essas pessoas mtas vezes traiam os suas namorada(o), mentiam, eram possessivas...no casamento todas essas coisas apenas se aprofundaram, ou seja, não foram trabalhadas no momento que era para se trabalhar... Meu casamento já começou..qdo oro a Deus, qdo leio a bíblia, etc, etc...nós jovens devemos ter essa consciência desde já... Acredito em um Deus de milagre que pode restaurar as lares e vidas, vamos orar amados!!!

  15. Anônimo 18 de outubro de 2008 às 21:29  

    sou casada há dez anos e á um mes meu marido saiu de casa.acredito que o casamento é uma instituição criada por Deus,mas que tem sido constantemente atacada pelo inimigo e que em muitos casos, tem saído vitorioso.Rogo ao Senhor pela restauração de meu casamento, pois não quero que meu lar seja destruído pelo malígno

  16. Anônimo 20 de outubro de 2008 às 20:05  

    Fabiana,

    Você, a mais bela das mulheres, responda: para onde foi o seu amado?
    Que caminho ele seguiu?
    Nós ajudaremos a encontrá-lo.

    livro de Cântico dos Cânticos 6:1

    A igreja unida ajudará vc a encontrar uma direção para que a Glória de Deus seja anunciada,e,a, sua experiência contribua para direcionar outros que estão nesta mesma situação. E de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Jo 6.37
    Acredito que uma igreja forte e unida, na qual somos nós, poderemos vencer essas barreiras que tanto causam divisões, separações.

  17. Anônimo 25 de outubro de 2008 às 17:13  

    Realmente,temos sido cristãos acomodados.Eu estou separada do meu esposo há 8 mêses.Tenho bastante arrependimento por ter pedido a separação por estar desconfiada que estivesse sendo traida.
    Estou sofrendo muito pois o que + quero no momento é que ele reconcilie com Deus e que juntos em familía sirvamos a Cristo.
    Por favor,preciso muito de vossas orações.

  18. Anônimo 25 de outubro de 2008 às 17:19  

    Realmente temos sido cristãos acomodados.
    Sou evangélica desde os 3 anos de idade,cresci ouvindo a palavra de Deus;Casei com um rapaz da mesma igreja que eu.Nosso casamento durou 8 anos entre idas e vindas.
    Atualmente estou separada,fazem 8 mêses.Me sinto frustrada por ter pedido a separação por estar desconfiada de estar sendo traida.
    Estou muito arrependida,conversei com ele,porém ele está morando com uma outra mulher,porém diz que não me esqueceu.
    Quero pedir que orem por nós,Em O Nome do Senhor Jesus.

  19. Anônimo 27 de outubro de 2008 às 10:02  

    anonima
    meus irmaos devemos se apegar em DEUS e nada mas pois o mesmo Deus que uniou trara a cada um de volta e lembre.se deixar de JESUS jamas pois nada podera nos separar do amor dele.que Deus abençoe a cada vida e que seja restabelicida pelo seu Espirito Santo.

  20. Anônimo 16 de novembro de 2008 às 12:00  

    10 ANOS CASADO,FUI TRAIDO,PERDOEI,FUI,TRAIDO NOVAMENTE,PERDOEI.MAS AGORA TADIFICIL VIVER JUNTO.SO JESUS P ME AJUDAR.

  21. Anônimo 20 de novembro de 2008 às 19:27  

    AMIGO
    INFELISMENTE PESSOAS QUE DIZEM CONHEÇER A PALAVRA DE DEUS E PRATICA LAS, ESTAO COMETENDO GRAVES ERROS AO PEDIREM DIVORCIO. VOU DEIXAR UM VERSICULO PARA MEDITAÇAO 1 COR CAP 7 VER 10 E 11.
    FIQUEM COM DEUS

  22. Anônimo 25 de novembro de 2008 às 09:41  

    casei em 2000 e meu casamento comessou a desmoronar em 2002 quando trai minha mulher.bati 3 vezes nela,reclamava da comida,nao deixava ela me tocar,jogueia no sofa varias vezes,todo dia bragavamos,ficava sen ter relacao quase um mes.Eu chegava em casa tarde,tada mas enfaze ao trabalho doque a ela.EU cheguei dizer q ela nao prestava para nada.Nossa vida foi um enferno de 2002 a 2006 quado ela tambem me trail, por acher q nosso casamento havia acabadoe q nao tinha mas jeito.Mas para ela a traiçao foi um fiasco,porque ficou igual a uma estatula nao conseguiu sair do lugar,a pessoa com quem ela se aventurou reclamou muito,porque ela nao sabia fazer nada.ELA relata q foi a pior coisa q ela fez e que se arrependeu amargamente sofreu d+ de remoço so vivia chorando e horando o tempo todo e eu nao imaginava porque, ate q um dia ela me disse e contou por q fez, choramos muito quase 6 meses ficamos magrim .Sofremos muito,choramos muito,ai comessamos a buscar Deus iguais uns desisperados e decidimos nao nos separarmos, e se tornar um cristao de verdade.Estamos construindo pedacinho por pedacinho o nosso casamento e tudo esta indo muito bem.DEcidimos lutar para mudar tudo e nao divorciar.Pela misericordia de Deus niguem soube de nada,acho q isso ajudou muito.REconheço q eu fui o grande culpado de tudo + hoje cuido dela muito bem e ela de mim.Hoje em dia,saimos muito sempre agarradinho e grudadinho estamos namorando muito um ao outro e clro orando junto,todos os dias.O QUE VOCES ACHAM DISTO,TEM JEITO?

  23. Anônimo 10 de dezembro de 2008 às 23:39  

    Olá;
    Não me casei, me juntei com um rapaz, nosso relacionamento era bom até começarmos a frequentar a seita do Santo Daime (por insistência dele), foi quando ele mudou de personalidade, tornando-se um homem arrogante, agressivo e mórbidamente ciumento.
    Passei durante 2 anos todo tipo de hulmilhação que possam imaginar, apanhei grávida, fui xingada, mal tratada, tudo que um homem pode fazer de mais baixo para acabar com a felicidade e a auto estima de uma mulher, este homem fez comigo, até me ameaçar de morte quando eu o deixei.
    Após isso ficamos muito tempo sem nos ver, ele se converteu e eu também. Recentemente nos reencontramos pois temos um filho de 3 anos, e agora servindo ao Senhor ele voltou a ser quem era.
    Só que durante o tempo que ficamos afastados e ele converteu, se casou com uma evangélica, eles não tem filhos.
    Então, como Deus vai restaurar minha família agora (ambos convertidos) se ele casou com outra?
    Crio o filho sozinha que vive perguntando pelo pai...
    Ele elogia a nova esposa, mas sempre digo É FÁCIL SER UMA BOA ESPOSA QUANDO SE É BEM TRATADA E SE ESTÁ NOS CAMINHOS DO SENHOR.

    Então, eu sobrei mesmo?
    Sofri, apanhei, aturei tudo e depois da conversão quem come o filé é a "esposa" nova?

    Que Deus tem para mim agora e pro meu filho?

    MORENA DE JESUS

  24. Unknown 15 de janeiro de 2009 às 10:59  

    Graça e paz irmão na fé!
    Encontrei teu blog no Pitadas de Sabor e Arte da mana Luciana.
    Gostei muito, mas muito mesmo do que escreves e como escreve.
    Gostaria de te linkar no meu blog DAY BY DAY -nayaramaranhao.blogspot.com
    e no XERETANDO NA COZINHA - xeratandonacozinha.blogspot.com
    Hoje foi visita tipo médico, mas voltarei certamente para ler as demais postagens.
    Um abraço fraternal da sua irmã em Jesus Cristo.

  25. Anônimo 1 de fevereiro de 2009 às 17:00  

    Amados Irmãos,

    Acredito que a generalização de situações, é um grande erro, portanto creio que o autor, não foi inteiramente feliz em suas colocações. Existem situações que se diferenciam tremendamente umas de outras. Sou casado pela segunda vez, sou feliz, e estou em Paz com Deus, pois a muito deixei de lado o "Evangelho do Legalismo" e optei pelo Evangelho do Amor, Evangelho este que há muito está sendo colocado em segundo plano, por muitos obreiros e Igrejas. Sejamos mais amorosos e menos legalistas.
    Graça e Paz.