Não é de hoje que o perigo da popularidade ronda as igrejas evangélicas do Brasil, e até do mundo. Graças a isso, as igrejas estão crescendo assustadoramente.

Os templos, cada vez mais grandiosos e luxuosos, abrigam fiéis que muitas vezes nem têm o que comer. Artistas, políticos, esportistas e outras pessoas de renome se dizem “crentes”.

Tudo muito comum, normal, banal. Mas o que isso representa para o Brasil não apenas em termos numéricos? Temos sido sal da terra e luz do mundo?

Há 15 anos Ultimato publicou o artigo “Os Perigos da Religiosidade Popular ‘Evangélica’”, do missiólogo equatoriano C. René Padilla. Infelizmente esse artigo ainda se aplica à nossa realidade.

Talvez o que vemos e vivemos hoje esteja até além do relatado por Padilla.

"Temos sido sal da terra e luz do mundo?"
Prateleira relembra alguns trechos:

“Minha recente visita ao Brasil me deixou preocupado. Por uma lado, as igrejas evangélicas estão crescendo numericamente em ritmo surpreendente. Por outro, também cresce em muitas delas uma mescla da fé cristã com valores, idéias e costumes que contradizem ou a negam: o que os missiólogos denominam de ‘sincretismo’. Ouvi, por exemplo, de evangélicos que, para evitar que ladrões os roubem, colocam na entrada de sua casa um texto bíblico: ‘O Senhor é o meu pastor, nada me faltará’. Também me contaram de outros que para neutralizar as drogas receitam chá misturado com pequenos fragmentos do Salmo 23 cortados da Bíblia.

Para complicar um pouco mais as coisas, no Brasil e em vários países da América Latina, está ganhando terreno outra forma de sincretismo que tem sua origem nos Estados Unidos: o assim chamado ‘evangelho da prosperidade’. Segundo este, Deus dispôs que seus filhos prosperem tanto espiritual como materialmente... A única condição para receber estas bênçaos -- dizem -- é crer... A partir desta perspectiva, é lógico afirmar (como de fato se afirma) que se não recebemos o que pedimos é por não termos suficiente fé.


Admitamos de início a pobreza de nossa fé. Admitamos que, em muitos casos, quando oramos nos parecemos com os crentes de At 12.12-17... Esta passagem mostra que a falta de fé não é um problema somente de hoje, mas de sempre... Tal é a pobreza de nossa fé que, se não fosse pela obra do Espírito que intercede por nós, todas as nossas orações seriam infrutuosas.”


Fonte:Revista Ultimato

Posts Relacionados
6 Comentários
  1. guiomar barba 3 de fevereiro de 2008 às 23:16  

    Olha amigo, hoje estava meditando sobre os números e a qualidade dos crentes que enchem nossos templos hoje e lembrei da palavra quando diz: Procura ver o estado das tuas ovelhas a onde está o lindo rebanho que te foi confiado?
    Assistindo um culto de aniversário de uma igreja, ví uma senhora que pulava, tremia, e como estava com pouca roupa havia uma exposição inadequada do seu corpo. Falei com um pastor e de mal gosto deixou-me chegar perto daquela senhora. No nosso discernimento ela estava em desequilibrio emocional e logo ao começarmos ministrar ela se acalmou. Vi outra no mesmo estado e estava bem na frente, percebi que havia algo errado, depois soubemos através de uma filha dela que aquela senhora estava embriagada; mas se anunciava alegria do Espírito. Meu Deus fiquei revoltada.
    Percebi também na primeira sede de Deus.
    A onde estão os ministros de vidas, de almas?
    Rasgue meu amigo, temos que fazer diferença neste mundo caótico. Abraços.

  2. Anônimo 4 de fevereiro de 2008 às 14:22  
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  3. Warley José 4 de fevereiro de 2008 às 16:36  

    Bom post, temos que trazer à tona as verdades vividas nos dias atuais.
    Que Deus te abençoe irmão, gostei do texto.

  4. Anônimo 4 de fevereiro de 2008 às 22:55  

    Estamos vivendo os "tempos trabalhosos". E, como característica deste momento, os homens têm amontoado para si "doutores" que trazem a mensagem que desejam. Não importando se esta mensagem seja de Deus ou não. Que o Senhor nos guarde sempre na Verdade que nos libertou.
    Um abraço em Cristo

  5. Anônimo 10 de fevereiro de 2008 às 18:47  

    A paz do Senhor Agnaldo. Muito obrigado por ter visitado o meu blog. O seu é uma benção. Ja adicionei na minha lista de favoritos também.. vamos expandir a palavra de Deus aos quatro cantos desta terra.

    Biel

  6. Anônimo 14 de fevereiro de 2008 às 12:03  

    Muito legal seu blog!!!!
    Um ótimo conteúdo!!!!
    Que Deus continue te abençoando e te usando!!!
    Graça e paz