"Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel." (Amós 7:15)

Nos relata a Bíblia que o Profeta Amós foi um leigo que ganhava a vida como boieiro e cultivador de sicômoros e que teve uma chamada poderosa para profetizar o juízo a Israel, e dar à nação uma série de advertências quanto ao estado em qual o povo vivia.

Nos capítulos 7 e 8, o Profeta recebeu cinco visões de castigo à Israel, sendo que na terceira, Deus mostrou a Amós que estava medindo a nação com um prumo:

"Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão.
E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.
Mas os altos de Isaque serão assolados, e destruídos os santuários de Israel; e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão."
(7:7-9)

Esta visão foi o motivo pelo qual o Profeta sofreu uma grande resisitência por parte da liderança religiosa que tinha o dever de orientar o povo.

O Sarcedote Amazias, ao ouvir a mensagem de Deus por intermédio de Amós rejeita abertamente as palavras do Profeta:

"Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todas as suas palavras.
Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro.
Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza;
Mas em Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei e casa real."
(7:10-13)

Que situação difícil passou o Homem de Deus: por trazer a revelação de uma visão vinda do Senhor foi desprezado, acusado de traição e orientado a não profetizar mais naquele lugar, só porque a mensagem era de advertência e de juízo divino.

Isto que aconteceu com Amós têm sido também muito comum nos dias de hoje. Há uma grande resistência entre muitos crentes quando alguém se pronuncia contra o pecado e tenta exortar dentro da Bíblia a pessoa.

Eu mesmo já passei por uma situação no trabalho, onde estava conversando com uma pessoa que pertencia a uma determinada Igreja Evangélica, e o mesmo me propôs um negócio ilícito em que nós ganharíamos uma certa quantia. Ao rejeitar tal proposta, mencionando que aquilo feria a Bíblia Sagrada, fiquei espantado com a atitude do irmão.

Ele ficou nervoso e começou a me acusar de ser 'religioso' e ainda teve a audácia de citar textos isolados da Bíblia na vã tentativa de se justificar.
Tive que ter muita paciência e sabedoria para tentar levar a situção de forma pacífica.

É incrível como qualquer pessoa que começe a pregar de forma condenatória a situações erradas ou recusar algo que fira os princípios bíblicos, logo é taxado de 'religioso', moralista, ultrapassado e sofre desprezo até mesmo dentro da Igreja.

Mas glória a Deus que mesmo depois das ameaças do Sacerdote, o Profeta Amós permaneceu firme e disse a Amazias:

"Agora, pois, ouve a palavra do SENHOR: Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque. Portanto assim diz o SENHOR: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra." (7:16,17) e continou a cumprir o seu chamado, não temendo a perseguição humana e exortando a nação sobre o que certamente ia acontecer, segundo as visões da parte de Deus.

Que o Senhor levante novos 'Amós' no meio da Sua Igreja e que possamos ser uma geração corajosa ao pregar aquilo que Ele e a Sua Palavra nos ordena, não temendo nenhuma ameça ou perseguição humana.

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Warley José 29 de fevereiro de 2008 às 14:49  

    Caro Irmão,

    Eu passei uma situação quase parecida com a que retaste; no final de uma aula, um professor fez uma brincadeira (o assunto era time de futebol) e se embasou em um texto bíblico no qual Deus deixa um ensinamento para os seus; no momento eu o 'repreendi', por tal fala, e uma colega achou que eu estava errado, em outras palavras estava religioso demais (como você escreveu).
    Mas mesmo assim, não deixemos de exortar, quando necessário; proclamar a Palavra; e sempre darmos testemunho.
    Um abraço.
    Deus seja contigo.

  2. EDIMAR SUELY 4 de março de 2008 às 06:53  

    A paz do Senhor,

    Precisamos dar bom testemunho onde quer que estejamos, seja por palavras, gestos ou atos.

    Passei para conferir as edificantes 9dades, matar as saudades e desejar uma linda terça feira e muita paz.

    Smack!

    Edimar Suely
    edi_suely.blig.ig.com.br