A epístola de 3 João, escrita pelo 'apóstolo amado' do Senhor Jesus, destaca dois personagens bíblicos pouco citados nos púlpitos das igrejas.

Primeiro, o apóstolo faz diversos elogios a conduta de Gaio, certamente um cristão fiel e que ajudava a Igreja e aos irmãos:

"Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos, Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás."
(vs 3-6)

Depois, João faz referência a Demétrio, outro irmão que também é elogiado pelo bom testemunho diante de todos:

"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro." (vs 12)

Apesar desta epístola ser curta e não trazer muitos detalhes da vida destes dois personagens, certamente eles foram pessoas importantes na Igreja Primitiva, e que nos leva a refletir sobre o exemplo dado por eles.

Gaio e Demétrio, foram pessoas que conseguiram chamar a atenção de João, não por seus dons espirituais, nem pela boa aparência, intelecto, poisição social ou eloquência.

O que o apóstolo via neles era a fidelidade à Palavra do Senhor, o zelo e o serviço na Igreja, o amor e a caridade para com as pessoas e o bom testemunho diante de todos, inclusive dos de 'fora' da Igreja.

Estes dois irmãos foram grande exemplo na Igreja Primitiva e com certeza têm muito a ensinar a nós, que almejamos servir a Igreja de Cristo neste mundo tão pautado na busca pelo sucesso pessoal, no egoísmo, no reconhecimento humano e no individualismo sem limites.

Gaio e Demétrio eram pessoas que viviam pela causa de Cristo e tinham como única preocupação os interesses do Reino de Deus e da Igreja.

Com certeza temos muito que aprender com estes dois personagens bíblicos.

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Anônimo 2 de maio de 2008 às 19:19  

    Prezado Aguinaldo

    É um prazer saber que Deus tem de concedido sabedoria e você tem tido sucesso no uso do dom que Deus te deu. Na verdade observei sua apreciação pelo livro supercrentes. Conheci o escritor o Paulo, assim que ele voltou do EUA. Gostaria de saber sua opiniao sobre o livro. Na verdade minha opiniao é que é muito facil criticar. Eu poderia estar tecendo críticas a vc. Eu fui jovem, estudei teologia. Estive em algumas partes do mundo e ví a miséria das pessoas. Penso que tanto nas favelas como nos castelos existem pessoas com vazio de Deus. Acho a critica tendenciosa. A crítica no supercrentes como qualquer outra critica é direcionada. O TL Osborn, como homem de Deus dispensa comentários. Estive com ele. É um homem cheio de amor. A Valnice, creio que passou a sofrer pedradas. O evangelho nao precisa disto. Estas pessoas que erraram nas suas ideias são cheios de amor e de Deus tambem, e não as desamparou. Eu poderia fazer uma crítica sobre o Rev. Paul Yong Choo, depois de ter lido todos os livros dele. Encontrei uma falha. Só que existe um detalhe. Reconheço nele um homem melhor que eu. O movimento de celulas na Argentina,abalou aquele país incrédulo foi um movimento que não funcionaria no Brasil. Eu respeito os pastores argentinos. O Paulo não ousaria falar sobre os pastores da AD, pois ele estava entre eles, e eu tambem. Conheço a falha deles, mas reconheço que Deus os chamou e eles são melhores do que eu. Então a critica é uma politica, só há critica pra quem não é do meu grupo. Eu acompanhei o Paulo Romero, teria critica para fazer sobre ele. Mas ele é bem melhor do que eu. Você é melhor do queu. Você é um jovem escritor que Deus há de te galardoar. Eu não posso te criticar. Você é melhor do que eu, por esta razão vou orar por você, pelo Paulo e por todos que lutam pela difusão de um egangelho cheio de graça e de Verdade.
    Que o amor de Deus inunde seu coração.
    Rubens Santos
    ssrubens @odebrecht.com

  2. Agnaldo 6 de maio de 2008 às 15:40  

    Caro Rubens Santos,

    Agradeço seu comentário e suas observações.

    O Blog Jesus OnLine, editado por mim, não tem nenhuma pretensão de criticar 'as pessoas' e sim de confrontar tudo o que se passa na Igreja de Cristo através da Biblia Sagrada.

    Quanto ao livro Supercrentes, li e reli algumas vezes. Sabemos que quando se lê a obra de alguem, em parte sabemos que o autor defende seu ponto de vista, ok.

    Mas acho que o livro num todo é de muita importância para compreendermos muitos exageros doutrinários que tem se alastrado dentro das Igrejas Evangélicas. Há muita coisa abordada por Paulo romeiro, que infelizmente, é a mais pura realidade: Positivismo, Teologia da Prosperidade, Novas Revelações que contradizem a Bíblia....

    Enfim, não devemos jamais atacar 'pessoas', mais com certeza defender as doutrinas essenciais e imutáveis do Evangelho de Cristo.

    Um abraço e que Deus o abençoe.

    Agnaldo - Editor do Jesus Online