No capítulo 4 do livro de Jeremias, grande homem de Deus que ficou conhecido como o " Profeta das Lágrimas" devido ao seu coração sensível e quebrantado pelo sofrimento do seu povo, nos mostra uma das maiores demonstração de amor pelo próximo vista no Velho Testamento.

Ao receber as revelações da parte do Senhor Deus sobre o do fim do reino de Judá, com a destruição da cidade e templo de Jerusalém e do exílio do povo judeu para Babilônia, o Profeta expressa um sentimento de profunda dor pelo destino dos seus compatriotas:

"Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra. "(Jeremias 4:19)

Mesmo sabendo que o juízo divino que vinha sobre Judá era uma permissão de Deus devido a apostasia e rebeldia do povo, ele cumpre seu chamado de entregar a mensagem divina, mas não deixa de demonstrar tamanho quebrantamento pelo sofrimento alheio.

A dor de Jeremias era a dor de quem ama o próximo como a si mesmo. Era uma dor sincera.

Era a mesma dor que o Senhor Jesus sentiu ao entrar em Jerusalém:

"E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação."
(Lucas 19:41 -44)

Era uma dor que jamais poderia ser sentida por religiosos enclausurados em suas denominações, vivendo uma vida cristã teórica, egoísta e hipócrita.

Era uma dor de quem enxerga além dos interesses pessoais, da acusação, da falta de perdão e dureza de coração.

Ao analisar a situação vivida pelo Profeta Jeremias, fiquei a imaginar sobre nossa atitude como Igreja de Cristo hoje, em relação a situação do nosso país.

Não, o Brasil não está em iminência de ser invadido por outra nação sobre juízo divino como Judá. Porém, hoje estamos vivendo dias difíceis em praticamente todas as áreas da nação.

As nossas crianças, vítimas indefesas da pedofilia e crueldade de adultos irresponsáveis e pertubados, a corrupção dos políticos e do própio povo em todas as áreas da sociedade (inclusive a Igreja), famílias desestruturadas com casamentos destruídos, jovens se perdendo nas drogas, violência sem fim... um domínio quase que total de todas as formas de pecados.

E nós como estamos agindo ante a tudo isso? Será que temos gemido, clamado e sofrido pela nossa nação?

Será que temos nos angustiados a ponto de sentir a dor dos "outros", assim como Jeremias, em relação a nossos compatriotas?

Ou estamos agindo como "meros religiosos" e já perdemos a sensibilidade dos verdadeiros Profetas do Senhor e não nos importamos com os problemas alheios?

Senhor, renova o nosso coração e restaura a capacidade de sentir, assim como Jeremias, um amor intenso e verdadeiro que pocede de Ti, por todos aqueles que estão no caminho da destruição em nosso país.

E assim possamos profetizar uma restauração plena sobre os valores morais e espirituais do nosso povo.

Posts Relacionados
0 Comentários