"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram."
(Mateus 7:13,14)

No capítulo 7 do evangelho de Mateus, o Senhor Jesus, no bastante conhecido "Sermão da Montanha", nos mostra sobre os duas portas (ou caminhos), que estão à frente de todo aquele que almeja entar no Seu Reino.

Ele é enfático em afirmar que enquanto muitos vão querer entrar pela "porta larga", poucos entrarão pela "porta estreita".

Mas afinal, o que significaria essas duas portas?

Muitos confundem esta metáfora feita por Cristo como se tratasse de igrejas rígidas ou liberais no tocante a forma de conduzir o culto, pelas normas, pelo estatuto, enfim, pelos usos e costumes das mesmas.
Ao meu ver essa seria uma interpretação muito superficial e aquém da profundidade das palavras do Mestre.

A "porta larga" representa o falso evangelho, os falsos profetas, as seitas travestidas de igrejas. É onde você pode viver uma vida inteira no engano de uma religião seguindo dogmas e ritos, acomodado e com uma vida sem a prática dos ensinos da Palavra de Deus.

Na "porta larga", o pecado não é condenado e o poder humano se sobrepõe as doutrinas essenciais do evangelho de Cristo. Lá a Bíblia é deturpada e a filosofia e o secularismo já tomou conta de tudo.
São lugares onde seus ministros falam aquilo que o povo quer ouvir e não o que necessitam:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Timóteo 4:3-4)

Já a "porta estreita" é aquela em que a pessoa está disposta a se arrepender de verdade, a "morrer" com Cristo, a sacrificar a carne em prol do espírito.

Onde se luta para cumprir os mandamentos bíblicos, buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, romper com o mundo e praticar a justiça, o perdão aos imigos, a fé e o amor.

Na "porta estreita" o foco é a prática da Palavra e não viver debaixo de um formalismo religioso que impede o manifestar da pessoa de Cristo em nós.

É a porta que Moisés optou:

"escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. "(Hb 11:25-26) e a que fez o apóstolo Paulo declarar:

"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado." (Coríntios 9:27 )

A "porta estreita" é viver o evangelho da Cruz de Cristo, onde renunciamos nossos desejos carnais e nos gloriamos somente no sacrifício que Ele fez por nós.

Entrar por esta porta não é fácil, pois exige renúncia num mundo tomado pelo materialismo, pelo egoísmo e pelo pecado. Por isso muitos preferem o cômodo e fácil caminho da "porta larga".

Mas há uma grandiosa recompensa para aqueles que optam em seguir o caminho estreito que exige o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo:

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (Mt 25:34)

Esta é a recompensa para quem quer pagar o preço de uma vida cristã autêntica.

Que o Senhor Deus tenha misericórdia e desperte os que estão dormindo no engano da "porta larga".

E que dê força para aqueles que já optaram pelo "estreito" caminho que leva à salvação eterna.

Posts Relacionados
6 Comentários
  1. Elaine 5 de maio de 2008 às 19:54  

    Lindo texto, verdadeiro e objetivo.

    Que essas palavras alcancem os corações de quem as ler, e despertem a reflexão a mudança de atitude de quem, dentre esses, por ventura, ainda caminha pela porta larga e segue cada vez para mais longe do Senhor Jesus.

    Deus continue te dando ousadia, inspiração e sabedoria para conduzir esse trabalho lindo que é o evangelismo (para não-cristãos e cristãos também).

    Shalom Adonai.

  2. Warley José 5 de maio de 2008 às 23:02  

    Caro irmão Agnaldo Gomes,

    Fiquei um tempo sem vir aqui(estava e estou tento uma vida um tanto quanto corrida) , mas percebo que desde a última visita, seus post's continuam bastante interessantes e importantes tanto para nós cristãos quanto para aqueles que AINDA não são. Eu concordo com a sua interpretação da metáfora do Mestre. Acredito que a doutrina das verdadeiras igrejas não estão relacionadas às portas não. Mas sim as falsas igrejas e as reais igrejas(as consideradas CORPO DE CRISTO), porta larga e porta estreita, respectivamente. Você está de parabéns, meu querido irmão, que você possa cada vez mais ser ministrado pelo Espírito Santo e que a partir daí, você consiga transmitir o desejo do Senhor para nós.
    Um abraço.
    Fique com o Rei dos reis.

  3. Anônimo 11 de maio de 2008 às 02:26  

    Oi Agnaldo, tudo bem?

    Olha, você esteve no meu blog e deixou uma dúvida sobre como "retirar uma imagem padrão sólida azul de tras" (do header).

    Nesse post: Descobrir o tamanho do Header e adicionar imagem

    Dei uma olhada no código do seu blog e o que você chama de imagem, na verdade, é uma cor gerada pelo código do blog.

    Para retirá-la, basta que você procure por esse trecho do código:

    */#header-wrapper {
    float: left;
    width: 958px;
    height: 89px;
    background: #0099cb;
    margin:1px auto;
    padding: 2px 0 2px 8px;
    text-decoration:none;
    background: #185090 repeat-x;

    Onde está: background: #185090 repeat-x; é só você apagar essa linha.

    Importante: Antes de fazer qualquer alteração, salve uma cópia do seu template.

    O seu código é um pouco diferente do que eu tenho costume de usar, mas creio que você não vai ter problemas para resolver isso. Ok?

    Um abraço e espero ter ajudado!

  4. Anônimo 12 de maio de 2008 às 01:02  

    Oi Agnaldo,

    Passei por aqui para retribuir a visita e dizer que fiquei muito feliz em saber que ajudei.

    Agradeço que você divulgue o meu blog por aqui e volto a dizer que se você precisar e eu puder ajudar, pode contar comigo.

    Um abraço!

  5. Aline 13 de maio de 2008 às 21:20  

    Oi Agnaldo! poxa fiquei muito feliz em recebe-lo em meu Blog! quero lhe parabenizar por teu Blog, que é uma bençao e por tuas msgs edificantes!
    já linkei vc!
    Um Gnd Abraço!
    que Deus te abençoe cada dias mais!

  6. Unknown 30 de agosto de 2008 às 19:58  

    Excelente e profunda reflexão!