Uma das situações mais constrangedora para um crente é tomar uma lição de uma pessoa do mundo.

Pela lógica, deveria ser ao contrário, pois por conhecer e servir a Deus e Sua palavra, deveríamos sempre dar o exemplo.

Recentemente publiquei o post "Os Fãs de Madonna e os Seguidores de Cristo", onde cito alguns exemplos de como a Igreja de Cristo toma verdadeiras lições do mundo.

Agora veremos a história de Abraão, Sara e o rei filisteu Abimeleque:

"Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Ora, Abimeleque ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: Senhor matarás porventura tambem uma nação justa?
Não me disse ele mesmo: É minha irmã? e ela mesma me disse: Ele é meu irmão; na sinceridade do meu coração e na inocência das minhas mãos fiz isto. Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la;"
(Gn 20:1-6)

Abraão, que já tinha anteriormente cometido este mesmo erro no Egito, por medo de ser morto, apresenta novamente Sara como sua irmã e omite que era sua esposa.

E acaba assim, sendo constrangido pelas palavras do rei:

"Então chamou Abimeleque a Abraão e lhe perguntou: Que é que nos fizeste? e em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim o sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste o que não se deve fazer." (Gn 20:9)

Que lição tomou o "crente" Abraão do "mundano" Abimeleque!

Foi repreendido de forma dura e correta por alguém que não servia o Senhor: "...Tu me fizeste o que não se deve fazer."

Os papéis se inverteram: ao invés do "crente" ensinar, foi ensinado.

A sorte de Abraão é que Deus, em Sua grande e infinita misericórdia, às vezes livra Seus servos das consequências de erros cometidos.

A correta repreensão do "mundano" Abimeleque ao "crente" Abraão, mostra que às vezes, o mundo acaba dando algumas lições no povo de Deus.

Foi como Abimeleque estivesse dizendo para Abraão: "como você, que conhece e serve a Deus, usa da mentira e da omissão, sabendo que Ele não admite tal coisa? E ainda quase traz a morte para mim e meu povo..."

É, Abimeleque estava certíssimo.

Ainda bem que o Senhor deixou registrado na Bíblia Sagrada fatos como este, para que nós possamos ter a humildade de reconhecer que além de não sermos perfeitos, podemos aprender com qualquer situação ou com pessoas que estão a nossa volta.

Ainda que nãos sejam "crentes".

Posts Relacionados
7 Comentários
  1. Pavarini 12 de janeiro de 2009 às 16:13  

    muuuto obrigado pelo comentário no pavablog#, agnaldo.

    aproveitei a visita e added seu blog na ista de links do meu! =)

    abs e ótima semana.

  2. Unknown 12 de janeiro de 2009 às 23:04  

    Valeu pela visita, ..., a propósito, ..., excelente reflexão nesta postagem!
    Quantos de nós estamos tão cegos dentro de uma espiritualidade quase morta que nos consideramos irrepreensíveis tanto por não-cristãos, conforme seu texto alude, quanto por cristãos, que julgamos menos experientes do que nós...

    Vlw pela postagem... Este tipo de reflexão é sempre vital para nos manter na linha com Deus, julgar todas as coisas, reter as boas, e coisas do tipo, as quais poucos estão cumprindo...

  3. Warley José 13 de janeiro de 2009 às 15:48  

    Oi meu querido... Paz do Senhor!!!
    Muito obrigado pela sua visita ao meu blog... Isso me reanima a postar!
    Enquanto ao seu post, gostei muito. Infelizmente há muitos crentes por aí tomando lições de moral de futuros crentes.
    Que Deus te abençoe!
    Que você continue assim, levando a verdade para os necessitados!
    Um abraço.

  4. Unknown 14 de janeiro de 2009 às 18:40  

    Amei ler a publicação DEUS AMA VOCÊ, que vocês possam continuar publicando mensagens que falem ao coração do pecador, á PAZ DE CRISTO.

  5. Unknown 14 de janeiro de 2009 às 18:48  

    Para os pastores Silas Malafaias, Marcos Feliciano Ablio Santena e outros homens de Deus,eu louvo ao Senhor pela vida de vocês, continuem sempre assim com amor pelas almas que o galardão estão preparado pra vocês...DEUS É CONTIGO.

  6. Unknown 17 de janeiro de 2009 às 11:45  

    Irmão, você não me respondeu, mas eu te linkei láno Day by Day. Se não desejar que eu te link, sem problemas, viu, o amor é o mesminho.
    Abraços, bom final de semana.

  7. Nade T. 17 de janeiro de 2009 às 20:07  

    Olá, Agnaldo!!!
    Olhe, chegou hoje o livro!!!
    Não tem idéia da festa que fiz quando o recebi... Amei!!!
    Obrigada, de coração!
    Assim que terminar de lê-lo, escrevo pra você, ok!
    Bjs