Dois Tipos de Sabedoria

Postado por Agnaldo | 11/27/2007

Na cap. 3 da epístola de Tiago, contém um importante ensino da Bíblia Sagrada sobre a existência de dois tipos de sabedoria.

Primeiramente, nos versículos 13 e 14, nos é ensinado sobre a sabedoria carnal, infelizmente muito usada nos dias de hoje:

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."

Esta é a sabedoria usada por pessoas carnais e que acaba destruindo muitas vidas dentro das Igrejas.

Há vários exemplos acontecendo, como: pastores difamando pastores, irmão atacando irmão, fofocas, intrigas, dissenssões e divisões, fruto da falta de amadurecimento e da prática da Palavra de Deus, que acabam causando sérios prejuízos ao Corpo de Cristo.

Vejam como finaliza e nos adverte Tiago, sobre o uso da sabedoria carnal:

"Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." (vs.15 e 16)

Depois, ele nos apresenta a verdadeira sabedoria. Aquela que vem o alto - isto é de Deus- e que devemos por em prática tanto na Igreja como em qualquer lugar que estivermos:

"Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." (vs 17 e 18)

Esta sabedoria que 'vem do alto', é manifesta quando agimos de forma equilibrada e ética. Firmes contra o pecado, mas o fazendo de forma correta, corrigindo, exortando em amor.

Sendo reparadores de brechas, orando pelo irmão, instruindo. Longe de contendas e procurando sempre a unidade do Corpo.

Visando o Reino de Deus e nos submetendo aos ensinos da Bíblia e não aos nossos caprichos. Sem melindres ou interesses pessoais e procurando fazer somente aquilo que edifica a Igreja de Cristo.

Esta é a verdadeira sabedoria que vem de Deus. E também como qualquer crente, seja ele membro ou ministro do evangelho deve pautar sua vida, seus ensinos e suas ações.

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Anônimo 29 de novembro de 2007 às 13:44  

    td bem irmão? A Unidade do corpo é tudo!...a igreja fiel vive esta esperiência...e deixa o espirito santo operar...o conselho do Senhor tem nos levado a bom termo.
    Isaías 25:1 Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros.Parabéns pelo trabalho aqui realizado. vamos interagir sempre...vou linkar vc no meu blog...fica na paz!(dtaquini.blogspot.com)

  2. Sammis Reachers 1 de dezembro de 2007 às 15:19  

    Amado irmão, graça e paz.

    Amado, obrigado por adicionar o Igreja Virtual. Mas em tal blog eu sou apenas colaborador, e não posso inserir links.
    Mas nos outros blogs que mantenho, sim.
    Inseri o seu link no Poesia Evangélica e no Arsenal do Crente.

    Continue com esse belo trabalho, e que Deus lhe abençoe sempre, em nome de Jesus.

    Sammis Reachers

    www.poesiaevanglica.blogspot.com
    www.arsenaldocrente.blogspot.com
    www.veredasmissionarias.blogspot.com
    www.azulcaudal.blogspot.com