No capítulo 3 do livro de Filipenses o apóstolo Paulo exorta a Igreja de Filipo a guardar-se dos maus obreiros.

Esses obreiros certamente eram crentes professos que estavam corrompendo o evangelho de Jesus Cristo através de falsos ensinos e invertendo os reais valores do Reino de Deus para seus própios interesses:

"Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas." (Filipenses 3:19 )


O apóstolo também os classifica como "inimigos da cruz de Cristo":

"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo" (Fl 3:18)

Infelizmente, essas situações perduram até os dias de hoje e têm acontecido de forma avassaladora dentro das Igrejas Evangélicas.

Pois muito do que têm acontecido com muitos líderes de ministérios, são frutos do que Paulo deixa claro nesta passagem.

Afinal, as pessoas começam a desviar-se do foco principal do evangelho de Jesus Cristo, e numa vã e louca corrida para ver quem é o maior, o mais próspero materialmente, o mais famoso e quem vai dominar a "mídia gospel" e acabam refém dos seus própios desejos e caprichos puramente carnais.

Muitos têm pagado o preço da má fama e da desmoralização e não é culpa de satanás, guerra espiritual ou tantas outras desculpas que querem dar para omitirem seus erros.

O grande problema é que o foco mudou:

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (2 Coríntios 11:3)

E assim acontece quando pessoas que estão na frente da batalha começam a desviar-se das verdades e da simplicidade das palavras do Mestre para darem vazão aos seus insaciáveis desejos de poder.

E depois adotam um discurso de perseguição espiritual para tentarem justificar as dificuldades que eles mesmo causaram para suas própias vidas devido a tantos ensinamentos anti-bíblicos e atitudes contrárias às verdades básicas do evangelho.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. Elaine 3 de maio de 2008 às 10:06  

    É interessante quando Paulo diz que teme que sejamos afastados da simplicidade que há em Cristo (2Co 11.3).

    Já percebeu como o Evangelho tem sido enfeitado e dificultado para os cristãos por pessoas que se consideram detentoras do saber religioso?

    Na época da lei, eram necessários rituais, sacerdotes, sacrifícios. Jesus veio trazer simplicidade para nos assegurar o direito de andarmos na presença de Deus. E o que temos vistos é doutores da lei dificultando tanto o acesso ao Pai!!!

    É tanta água ungida, óleo ungido, sal ungido, rosa ungida, manto ungido... menos unção nas vidas! (O que é mais importante que qualquer coisa...). São tantas pregações divididas em quatro ou cinco partes, sendo cada uma delas subdivididas em três, quatro, cinco tópicos, e estes, por sua vez, em mais dois ou três sub-itens cada um... Quando a mensagem deveria simplesmente fluir da Bíblia, do Espírito Santo que A inspira, para os corações que A ministrarão.

    Só isso.

    Foi assim, sem teologismos que Deus falou pessoalmente e realizou os milagres mais extraordinários na igreja primitiva.

    Estamos perdendo isso e numa velocidade assustadora.

    É de se preocupar...

    Precisamos rever nossos conceitos acerca de espiritualidade e intimidade com Deus.

    Precisamos rever nossas atitudes e testemunhos enquanto levamos o nome de Deus em nós.

    Shalom.

  2. Anônimo 26 de julho de 2008 às 14:20  

    A paz do Senhor!
    Irmã,
    Muitos são os que se fazem preguiçosos e fracos, indo para os cultos sem objetivos e sem direção, perdendo cada dia mais o valor que é cultuar ao Senhor. Não tem a alegria de ler a edificante palavra de Deus, logo se enganam por ensinos heréticos tendo só gozo de ir à culto de Quarta-feira da Vitoria, Sessão do descarrego, encontro dos vasos, encontro dos empresários, etc. Portanto o crente precisa largar o comodismo e abrir O Livro e conhecer como dar a devida adoração ao Senhor, com orações, jejuns e ações de graças e isto se aprende lendo a palavra de Deus, perfeita para redargüir, ensinar, admoestar, exortar e instruir no que diz respeito a simplicidade que é o evangelho de Cristo. Assim estaremos gozando do esplendor de estar na casa de Deus com entendimento, por amar a Jeová e a Cristo Jesus. E esses fanáticos por este mundo não terão publico para ouvirem seus espetáculos.

  3. Anônimo 13 de agosto de 2008 às 21:51  

    O nosso objetivo deve ser a pregaçao simples do evangelho, que infelizmente tem sido infeitado com muitas heresias e experiencias pessoais.
    Ótimo Blog, parabéns!
    Meu blog é http://www.dirceufernandes.net