O capítulo 29 do livro de 1 Crônicas relata o momento em que o Rei Davi organizava os preparativos finais para a construção do templo e de sua sucessão pelo seu filho Salomão no trono de Israel.


Diz a Bíblia que ao falar à congregação, Davi conseguiu recolher muito ouro, prata e pedras preciosas doadas voluntariamente pelos príncipes das tribos de Israel e pelo povo.

E o Rei lovou grandemente ao Senhor:


"Pelo que Davi bendisse ao Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.
Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.
Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.
Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos."
(1 Cr 29:10-14)


Nas palavras de Davi, vemos expressos sentimentos que deveriam estar plantados dentro de todos os corações dos servos do Senhor em qualquer época.


O Rei procurou deixar claro à todos que era necessário reconhecer que tudo aquilo que ganhamos honestamente provém unicamente de Deus.


Ele também expressou em suas palavras uma enorme humildade diante do Todo Poderoso e demonstrou grande gratidão por todo aquele acontecimento grandioso de adoração verdadeira ao Senhor. Davi reconheceu isso aqui e também durante toda sua vida como grande homem de Deus que foi.


E hoje, será que temos expressado tais sentimentos em relação ao que Deus tem feito em nossas vidas?


Ou quando conseguimos vitórias em alguma área computamos à nossa própria força, trabalho ou intelcto?


E nas nossas Igrejas, estaremos às vezes, até por falta de entendimento, dando glória aos mensageiros da Sua Palavra e não a Ele que é quem opera através de Seu poder?


Lógico que há coisas que compete ao homem fazer, como estudar, trabalhar e por em prática os ensinos da Palavra. E que também Deus usa pessoas para nos abençoar.



Mais e daí? Quem nos dá a saúde, as condições financeiras para estudar, a inteligência, os dons humanos? A quem pertence os ministérios na Igreja e os dons espirituais?


Quantos, infelizmente não conseguem compreender que tudo isso vem de Deus e que Sem Ele nada podemos.


Quantos rapidamente se esquecem até mesmo de agradecer depois de terem recebido algo, achando que o Senhor tem obrigações de fazê-lo.


Estão como os nove leprosos que depois de terem sidos curados, sumiram da presença de Jesus e somente um deles (que era estrangeiro) voltou para glorificá-lo:


"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio da Samaria e da Galileia. E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe, E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou, glorificando a Deu em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse; Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?"
(Lucas 17:11-19 )


Como não ter a consciência de que Sem Ele poderíamos nem estar vivos?


Que possamos aprender com o Rei Davi, e termos um eterno reconhecimento, humildade e gratidão ao Senhor, louvando e engradencendo o Seu Nome em toda a nossa vida.


A Ti, Senhor seja a honra, a glória e o poder para sempre.

Posts Relacionados
1 Comentários
  1. Elaine 29 de junho de 2008 às 18:55  

    Reconhecer que tudo o que temos pertence a Deus é a única maneira que há para nos tornarmos verdadeiramente ricos.

    -------

    Li sua entrevista com a Lu. Muito legal esse trabalho que ela está levantando...

    -------

    Excelente semana pra ti e obrigada pela visita.

    Shalom.