"Tu, ó Senhor, me conheces; lembra-te de mim, visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates, por tua longanimidade. Sabe que por amor de ti tenho sofrido afronta. Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos. Não me assentei na roda dos que se alegram, nem me regozijei. Sentei-me a sós sob a tua mão, pois me encheste de indignação." (Jeremias 15:15-17)

Toda vez que leio alguma passagem do livro do Profeta Jeremias sou levado a escrever sobre fatos ocorridos na vida deste grande homem de Deus.

Sabemos que Jeremias foi um homem exerceu seu ministério numa da mais tristes épocas vividas pelo povo de Deus.

Ele foi testemunha das invasões de Judá, da destruição de Jerusalém e do templo pelo exército babilônico.

Foi um tempo de extema dor para o profeta, pois além de ter que profetizar à nação em meio a um grande declínio espiritual, ainda teve que assistir a sua inevitável queda. Com certeza isso mostrou ainda mais, que ele era um homem talhado para fazer a obra do Senhor Deus.

Por profetizar de forma dura e sem bajulações aos homens, ele foi rejeitado, desprezado e combatido pelos religiosos:

"E o Senhor mo fez saber, e eu o soube; então me fizeste ver as suas ações. Mas eu era como um manso cordeiro, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que maquinavam, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, para que não haja mais memória do seu nome. Mas, ó Senhor dos exércitos, justo Juiz, que provas o coração e a mente, permite que eu veja a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa." (Jr 11:18-20)

Apesar disso, jamais deixou de se colocar na "brecha", e intercedia constantemente pelo povo ante ao Senhor:

"Ah, Senhor! reconhecemos a nossa impiedade e a iniqüidade de nossos pais; pois contra ti havemos pecado. Não nos desprezes, por amor do teu nome; não tragas opróbrio sobre o trono da tua glória; lembra-te, e não anules o teu pacto conosco." (Jr 14:20,21)

Foi ferido e preso de forma injusta:

"Ora Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que era superintendente da casa do Senhor, ouviu Jeremias profetizar estas coisas. Então feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o meteu no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor." (Jr 20:1,2)

Sofreu muito pelo mal que acontecia dentro da Casa do Senhor:

"Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido do vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras. Porque tanto o profeta como o sacerdote são profanos; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor." (Jr 23:9,11)

Foi preso e ferido novamente:

"E os príncipes ficaram muito irados contra Jeremias, de sorte que o açoitaram e o meteram no cárcere, na casa de Jônatas, o escrivão, porquanto a tinham transformado em cárcere. Tendo Jeremias entrado nas celas do calabouço, e havendo ficado ali muitos dias, o rei Zedequias mandou soltá-lo e lhe perguntou em sua casa, em segredo: Há alguma palavra da parte do Senhor? Respondeu Jeremias: Há. E acrescentou: Na mão do rei de Babilônia serás entregue. Disse mais Jeremias ao rei Zedequias: Em que tenho pecado contra ti, e contra os teus servos, e contra este povo, para que me pusésseis na prisão?" (Jr 37:15) e depois lançado num calabouço por falar a verdade:

"E disseram os príncipes ao rei: Morra este homem, visto que ele assim enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam nesta cidade, e as mãos de todo o povo, dizendo-lhes tais palavras; porque este homem não busca a paz para este povo, porem o seu mal. E disse o rei Zedequias: Eis que ele está na vossa mão; porque não é o rei que possa coisa alguma contra vós. Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama, e atolou-se Jeremias na lama." (Jr 38:4-6)

Acho que o ministério deste grande profeta do Senhor deveria constanger a todos nós que hoje servimos a Deus.

Este homem jamais recuou ante as dificuldades, humilhações, perseguições, ameaças, afrontas e discriminações feitas pelos seus inimigos.

O profeta sofria a dor dos seus irmãos, demonstrando amor e compaixão pelos mesmos, mas não abria mão de obedecer ao seu chamado e proclamar as verdades ordenadas pelo Senhor.

Ele foi sempre perseguido por que pregava a verdadeira mensagem da Bíblia: sem rodeios e sem bajulações a quem quer que seja. Sem se preocupar com a reação adversa e sem fazer distinção de ninguém, ele profetizou e mostrou a verdade ao povo, aos reis, aos sarcedotes e aos falsos profetas.

Foi preseguido e rejeitado sim. Mas nos deixa um legado totalmente diferente de muitos que estão sendo "perseguidos" hoje na Igreja de Cristo.

Jeremias foi perseguido injustamente por falar a verdade a um povo rebelde, por combater o pecado e por obedecer a mensagem divina na íntegra.

Enquanto que hoje muitos tem pagado o preço do sofrimento pelos próprios erros que cometem dentro das Igrejas.

Por isso, volto a afirmar: toda vez que leio sobre a vida e ministério deste grande profeta acabo ficando constrangido diante de tamanha coragem, caráter, obediência, compaixão e sofrimento deste grande homem de Deus.

Posts Relacionados
4 Comentários
  1. JamesCondera 12 de julho de 2008 às 08:41  

    Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, irmão Agnaldo.

    Quanto é maravilhoso e regozijo meditarmos na Palavra de Deus e contemplarmos a obra do Espírito Santo no uso de homens que, em verdade, entregaram suas vidas a Deus, como Jeremias...

    Este homem, como tantos outros relatados nas Sagradas Escrituras, com toda autoridade, podemos chamar de profetas do Altíssimo...

    Mas nos dias de hoje, quantos "profeteros" há, para cumprimento da Palavra de Deus, "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." (Mateus 24.11)...

    Fraternalmente.
    James.
    http://jesusmaioramor.blogspot.com/

  2. Anônimo 15 de julho de 2008 às 09:08  

    olá!
    adorei o seu blog.
    estou passando aqui para te oferecer o meu mim.
    boa semana!

  3. Anônimo 17 de julho de 2008 às 06:44  

    Sem a menor dúvida, Jereminas foi um dos maiores profetas do Altíssimo. Deixou-se usar desde criança e eu admiro demais sua vida. Quem dera tivéssemos até hoje profetas como ele.

    Passando para conferir as 9dades, matar as saudades e desejar uma linda qunta feira e paz.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

  4. Ronaldo Junior 23 de julho de 2008 às 11:43  

    Graça e Paz!

    Excelente postagem!
    Segundo alguns estudiosos, Jeremias foi um dos profetas com o ministério mais parecido com o de nosso Senhor Jesus Cristo, por se compadecer e sofrer pelo seu povo.

    Deus continue a lhe abençoar.

    Abraços Fraternais
    Junior