Interessante como o povo de Deus tem se tornado refém de inúmeros rótulos criados pelos homens.


São tantos modismos e teologias disso e daquilo, que a Bíblia parece estar ficando em segundo plano.

E pra justificar o uso da Teolgia da Prosperidade, filosofia importada dos EUA para várias Igrejas pelo mundo, tentam rotular quem não segue a mesma como "os adeptos da Teologia da Miséria".

Inclusive, acusam a Igreja Católica de ter trazido a Teologia da Miséria para o Brasil, desde o tempo do descobrimento do país.

Ora, a questão crucial que muitos não entendem é que pouco importa quem criou ou o nome que os homens querem dar à suas filosofias ou teologias.

O que realmente importa é a mensagem contida nas palavras do Senhor Jesus Cristo e nas doutrinas imutáveis da Igreja Neotestamentária.Não se trata de riqueza   ou pobreza.O evangelho está muito além disso.

Quer dizer então que, se a Igreja Católica criou a Teologia da Miséria, muitas Igrejas Evangélicas, para não ficarem atrás foram ao outro extremo e importaram dos EUA a Teologia da Prosperidade?

Ambas ditas "teologias" são extremistas.

A unica Teologia bíblica é a de Deus e não as criadas por católicos, evangélicos ou qualquer religião que seja.

Não precisamos ser pobres materialmente falando, mas também não somos "obrigados" a ter muito dinheiro para sermos Filhos legítimos de Deus ou para "mostrarmos" ao mundo que Deus é conosco.

A beleza do evangelho, que o ímpio não entende e que confunde o mundo,  é o fato de vivermos com Jesus Cristo pro "que der e vier".

Como Jó:"Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele."(Jó 13:15)

Como Asafe:"A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.
Pois os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras." (Sl 73:25-28)

Como Paulo:"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fl 4:6,12,13)

Teologia da Miséria da Igreja Católica? Tô fora!
Teologia da Prosperidade em muitas Igrejas Evangélicas? Tô fora!

Quero é seguir a Cristo pro que der e vier.
Se Ele me der algo,  Ele é Deus e se não me der, continua sendo Deus.

Agnaldo Gomes - Blog Desperta Igreja!

Gostou deste post?Clique aqui e assine o feed do DESPERTA IGREJA!

Posts Relacionados
4 Comentários
  1. JamesCondera 13 de novembro de 2008 às 21:13  

    Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, irmão Agnaldo Gomes.

    Volta e meia, estamos sempre nos deparando com a famigerada “teologia da prosperidade”, da qual, se locupletam insanamente os pastorecos avarentos em suas intimidações com a obrigatoriedade dos dízimos, testemunho disto, somos em nossa defesa do “livre arbítrio” às ofertas do povo de Deus, fazendo que sempre nos lembremos de Mateus 25.31-46...

    Ainda, conforme podemos verificar pela primeira charge, o agradecido com certeza iria afirmar que é dizimista, pois, assim muitos o são, relacionando a benevolência de Deus com seus atos de dizimar...

    Mas, infelizmente, através da “teologia da prosperidade”, o povo que se diz ser de Deus, tenta barganhar as bênçãos do Senhor para esta vida...

    Finalmente, quanto à “teologia da miséria”, podemos citar que esta é o braço direito da “da prosperidade”, uma vez que, em ambos os casos, na boca do funil, sempre estarão pastorecos avarentos e/ou padrecos...

    Fraternalmente.
    James.
    www.jesusmaioramor.blogspot.com

  2. Anônimo 16 de novembro de 2008 às 02:42  

    A falta do conhecimento das escrituras faz com que as pessoas se inclinem pra qualquer vento de doutrina. Ainda não meditaram na rica palavra de Deus.
    Essas teologias acabam por não levar nenhuma mudança efetiva aos seus seguidores no que diz respeito a uma nova vida.

  3. Warley José 21 de novembro de 2008 às 23:55  

    Isso tem ofuscado o alvo de muitos. Mas o que importa é que independente das circunstâncias vividas, temos que estar centrados no Autor e Consumador da nossa fé.
    Parabéns pelo post, meu querido irmão.
    Deus te abençoe.

  4. Elaine 29 de novembro de 2008 às 07:00  

    Sabe o que é?

    É que esquecem... ou, antes, nunca entenderam, que SUCESSO é a habilidade de ser como Jesus.

    E que CONTENTAMENTO não é ser satisfeito, rico, abastado em nosss circunstâncias, mas sim, ser SALVO.

    ...

    "Miseráveis... os mais miseráveis de todos os homens!" É assim que a Bíblia define todos aqueles que põem a sua esperança somente nesta vida aqui e nos seus tesouros, e não se preparam em santificação e mudança de caráter para viver a eternidade com Cristo. (1Coríntios 15.19)

    ...

    Que as graças do Pai Eterno nos ajudem a viver acima dessa ganância material e a nos preparar a cada dia para vivermos a transformação espiritual necessária pela qual chegaremos ao Eterno Lar.

    Nosso tesouro está lá...

    E é infinitamente maior que qualquer coisa que o homem possa ter aqui!

    -------

    Shalom...

    Have you a nice weekend with Jesus!

    ;)