A Verdadeira Religião

Postado por Agnaldo | 6/17/2008

"A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo." (Tiago 1:27 )

Aqui vemos dois princípios básicos que definem muito bem o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

Primeiro, Tiago menciona sobre o cuidado pelos irmãos e também podemos dizer, por todas as pessoas do mundo que estão passando por necessidades.

O auxílio material ao nosso próximo é dever de todo aquele que segue a Cristo e revela o amor genuíno que o próprio Senhor nos ensinou e nos deu.

Achar que a ação social é compromisso somente dos governantes, é ser omisso e também uma desculpa fajuta para não auxiliarmos muitos que estão até mesmo dentro de nossas igrejas.

O governo têm sim a obrigação de resolver os problemas do povo, mas nunca devemos virar às costas ao aflito e necessitado, pois estaríamos contariando os princípios da Palavra de Deus:

" O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra."(Pv 14:31)

"recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência."(Gl 2:10)

"Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?"(1 Jo 3:17)

Não devemos viver um evangelho "fantasioso" e "egoísta", onde o que interessa é o nosso bem estar e a busca desenfreada pelas coisas materiais.


Também, é necessário que o cristão se conserve santo diante de Deus, afastando-se das práticas e costumes do mundo.

Pois muitos tem vivido numa "letargia espiritual", onde as práticas do mundo já fazem parte da sua vida e não se decidem se querem os tesouros eternos ou continuar do jeito que estão:

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gl 6:14)

Vivem dentro das igrejas, mas no mundo não conseguem ser "diferentes", pois ao invés de influenciar as pessoas e levar a mensagem de Cristo às mesmas , já foram "tragadas" pelo sistema corrupto e imoral que domina o mesmo.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo 2:15-17)


Portanto, o amor e o cuidado com o próximo deve ser acompanhado de uma atitude radical contra o mundanismo, tanto dentro da igreja como na vida pessoal de cada crente que deseja praticar "a religião pura e imaculada diante de Deus".

Posts Relacionados
5 Comentários
  1. Aline 18 de junho de 2008 às 13:10  

    APOIADO! Muitas vezes esperamos de nossos governantes, o que nós Igreja deveríamos estar fazendo,Deus tem tratado muito comigo neste assunto há um certo tempo e me despertado a fazer algo pelo próximo!
    Bela postagem querido! que Deus continue te dando sabedoria!
    -> Isaías 58:6,7.
    Abraços..
    Aline Projeto Abraçar

  2. Sammis Reachers 19 de junho de 2008 às 18:59  

    Amado irmão, obrigado pela visita.
    Realmente o trabalho do Pr Marcos é abençoado, ele é como um aríete de Deus rompendo as muralhas do inimigo.

    Amado, cuidado com os anúncios da Google. Acesse o link abaixo, sobre uma mensagem que escrevi sobre o tema, para o grupo da UBE:

    http://groups.google.com.br/group/ubeblog/browse_thread/thread/10578af8cc94f8fe?hl=pt-BR

    Que Deus continue a lhe abençoar e usar, em nome de Jesus.

    Um abração do irmão Sammis

  3. Anônimo 24 de junho de 2008 às 20:52  

    O seu blog é muito bom.Gostei mesmo.Parabéns pela sua iniciativa!

  4. Elaine 24 de junho de 2008 às 22:53  

    E o pior: não só atacamos o governo como se ele fosse o único culpado de toda essa desordem do mundo, mas atacamos principalmente outras denominações que estão fazendo o que nós deveríamos estar fazendo.

    Há alguns anos eu estava numa rodoviária aqui de Brasília esperando o ônibus que ia partir de certo box. Há uns dez metros de mim estava uma banda de xote gospel, bastante conhecida no Brasil, cantando e ministrando ao vivo. Havia um grande número de ímpios ao redor do palco, ouvindo xote e também os testemunhos tremendos sobre a vida do vocalista. Enquanto eu esperava pra poder entrar no ônibus, o Senhor me falou: "Está vendo, filha? Eles estão pregando o Meu Evangelho e os ímpios estão lá, ouvindo... Quantos assembleianos você vê pregando a Minha Palavra com liberdade assim e dando testemunhos com tanta clareza como estes que aí estão fazem hoje em plena luz do dia?"

    Foi ali que minha religiosidade começou a despencar e entendi que mais do que pregar eu tenho que fazer... e mais que criticar, devo colaborar. Só assim traremos a glória do Senhor e Jesus será conhecido em toda a terra.

    Que Ele mesmo nos ajude!

    Paz e graça.

  5. Espaço Manaus 25 de junho de 2008 às 22:25  

    Excelente.
    Muito boa a opinião. Mantem teu blog com assuntos não obvios e vou continuar passando por aqui.

    Denys
    Manaus -AM