Devido ao surgimento de inúmeros escândalos envolvendo a Igreja de Cristo no Brasil e no mundo, muitos crentes se vêem em meio a um dilema: afinal, qual deve ser minha postura ante à tantos acontecimentos desagradáveis cometidos dentro da Igreja?

O que fazer? Execrar o fulano de tal e a denominação do mesmo?Se calar, estarei me omitindo ante à falhas da Igreja e pecando?

Às vezes também me pego com dúvidas deste tipo.

E como a Bíblia Sagrada é o juiz de todos os meus questionamentos, fui buscar na mesma algo que pudesse me dar base para aquilo que penso ser o mais correto.

Gostaria de falar brevemente de um homem de Deus que, guardadas as devidas proporções, viveu numa época parecida com a que temos hoje.

No livro de Habacuque, vemos o profeta do Senhor em grande perplexidade pelo fato de Deus nada fazer a respeito de tanta desordem, apostasia e iniquidades que predominavam em Judá:

"Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação?
Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido."(Hc 1:2-4)

Observemos que Habacuque mantêm um verdadeiro dialógo com Deus em busca da resposta do mesmo. Ele não entende como pode estar acontecendo tantas injustiças e pecados em Judá e nada acontece para corrigi-los.

Mas depois o Senhor responde ao profeta que, no tempo oportuno Ele usaria os babilônios para castigar a Judá:

"Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.
Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade.
Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, mais ferozes do que os lobos ao anoitecer são os seus cavaleiros que se espalham por toda parte; sim, os seus cavaleiros chegam de longe, voam como águia que se precipita a devorar.
Eles todos vêm para fazer violência; o seu rosto suspira por seguir avante; eles reúnem os cativos como areia." (Hc 1:6-9)

O Senhor ainda conforta o profeta, afirmando que:"...o justo pela sua fé viverá."(Hc 2:4b) Isto quer dizer que, apesar do presente da nação ser caótico e o futuro não muito promissor, o justo deveria olhar, não para a aparência da situação e sim para a Palavra de Deus.

Hoje, é comum nos revoltarmos com o que têm acontecido dentro da Igreja de Cristo. E com certeza a situação requer até que fiquemos indignados com os escândalos que teimam em denegrir a imagem da Noiva.

O quadro da "nossa nação" espiritual é grave.Os escândalos se multiplicam, as heresias avançam, o materialismo, corrupção, secularismo e pecados diversos são cometidos até por quem deveria ser exemplo às ovelhas.

Parece às vezes que Deus se calou, como pareceu à Habacuqe.

Mas assim como fez o profeta, creio que devemos colocar as coisas ruins que tem acontecido em nosso meio em oração à Deus.

Devemos combater sim, os desvios doutrinários e tudo aquilo que está acontecendo de errado, mas nunca partirmos para ataques pessoais a quem quer que seja.

Se levarmos os problemas da Igreja à Deus, certamente em Seu tempo virá a resposta e a maneira com a qual Ele irá despertar, corrigir ou julgar quem comete tais coisas.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. JamesCondera 26 de setembro de 2008 às 08:31  

    A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

    Quando deparamos os escândalos nas 'igrejas' e com depoimentos de pessoas que dizem estar decepcionadas com as ‘igrejas’, devemos ter o amor em Cristo para sabermos que, estas pessoas não estão decepcionadas com a ‘Igreja’, mas com o sistema religioso que está sendo construído pelos homens, um emaranhado de denominações, cada qual vendendo seu peixe, amantes de si mesmos, com o que mais conveniente lhes forem, independente de pisar sobre ‘a’ ou ‘b’, criando doutrinas do seu próprio conhecimento, uma ‘certa cúpula acadêmica intelectualizada’, tudo a seu bel prazer...

    Aliás, o que por aí chamam de ‘igreja’, jamais será o que nosso Amado Salvador proclamou em Mateus 16.18, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”.

    Deparamos por exemplo, com uma mesma denominação que, de uma região para outra, de um bairro para outro, de um templo para outro, possui doutrinas diferentes, mas o nome da ‘igreja’, da denominação é o mesmo, então fica a pergunta, que igreja/denominação é esta, que prega doutrinas diferentes???

    Por que tanta preocupação dos irmãos com relação ao "lugar para adorar"?

    Este assunto já está chegando às raias da obsessão para muitos cristãos, eles querem algo visível, eles querem algo palpável, mas a verdadeira Igreja de Cristo é invisível.

    Se vamos adorar ao nosso Deus, devemos adorá-lo como Ele É, e não como os homens pensam que Ele É. Infelizmente quantos hoje ainda precisam de templos para adorar, quantos ainda hoje no século XXI “adoram” somente no domingo de manhã às 9:00 ou talvez a noite às 19:00.

    Hoje, quando afirmamos que podemos adorar ao nosso Deus em todo e qualquer lugar, até em nossos lares, porque somos o templo do Espírito Santo (1Coríntios 6.19), nos tomam por desviados, simplesmente porque se 'o lugar de adoração fosse tirado' todo o sistema religioso cairia. Não haveria razão para eles continuarem.

    Amados irmãos, todo o sistema religioso esta constituído sobre um lugar, tudo o que deparamos em nossos dias com nome de 'igreja', quase a sua totalidade está corrompido.

    E Deus, o nosso Deus, reúne o seu povo, mas reúne seu povo em Si Mesmo, e o local se torna sem importância.

    Portanto, podemos ter certeza que é louvável que alguns possam estar em culto a Deus dentro de seus próprios lares, pois sabemos que quando da prisão de Pedro em Atos 12, relata as Sagradas Escrituras, que “a igreja fazia contínua oração”, na casa de Maria ”onde muitos estavam reunidos e oravam.”, assim, se sabemos que somos nós a “Igreja”, bendito os cultos realizados entre irmãos em seus lares, em união, amor e comunhão fraternal...

    "Mas vem a hora, e agora é, em que os Verdadeiros Adoradores adorarão o Pai em espírito e em Verdade; porque o Pai também procura a tais que assim O adorem.”

    Fraternalmente.
    James.
    www.jesusmaioramor.blogspot.com

  2. Anônimo 29 de setembro de 2008 às 06:26  

    Olá

    A paz do Senhor,

    Este assunto é muito sério, mas saí daqui com muitas dúvidas aclaradas.

    Por favor vá até meu blog e leia atentamente o post especial. Por favor Deus te abençoe.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

  3. Anônimo 29 de setembro de 2008 às 21:19  

    Muito interresante.