Faltando pouco mais de três dias para as eleições municipais em todo Brasil, resolvi novamente escrever sobre a relação política x igreja.

Este tema já foi abordado algumas vezes aqui no blog, pois acho de extrema importância para entendermos até que ponto esse envolvimento da Igreja com a política faz bem para a mesma.

Vejam só um trecho de uma notícia sobre o assunto , que recebi no meu email através do Google Notícias:

"Buscar aceitação entre todos os setores da sociedade é uma das tarefas mais complexas da campanha, seja à Prefeitura ou à Câmara dos Vereadores. Em Mauá, por exemplo, a disputa pelos votos evangélicos é bastante intensa, como já revela a placa de saudação na entrada da cidade: ‘Em Mauá, Jesus Cristo é senhor'.

Para se mostrar simpático ao nicho, o petista Oswaldo Dias optou por montar um comitê evangélico durante a campanha. Desde o início de setembro, representantes de diversas denominações entregam livretos, em cultos, com mensagens de apoio ao candidato, misturadas a passagens da Bíblia. Chiquinho do Zaíra (PSB) seguiu a mesma fórmula.

O atual prefeito de Ribeirão Pires e candidato à reeleição, Clóvis Volpi (PV), foi mais ousado. Visitou centro espírita, foi à missa, cumprimentou evangélicos. Ao responder a enquete do Diário sobre preferências pessoais, Volpi fez questão de afirmar que, apesar de ter sido criado na igreja católica, não é praticante. "Tive ligação com igreja evangélica, batista, por algum tempo."


Depois de ler um troço dessse, eu me pergunto:Onde nós vamos parar?Porque ministros do evangelho permitem que candidatos invadam as Igrejas para fazerem dela "point" de políticos em busca de seus interesses? Agora fazemos parte de agenda política de partidos?

Quero deixar claro que, ninguém pode impedir que pastores, obreiros ou membros de qualquer denominação saiam candidatos ou apoiem alguém numa eleição.Afinal, a política faz parte da soiciedade e pode ser exercida por qualquer cidadão do país.

Mais o triste é observar que tem gente fazendo um verdadeiro "leilão" dos púlpitos de muitas Igrejas em troca de interesses pessoais.Interesses esses que estão longe da chamada divina que Cristo delegou à Sua Noiva.

Para mim, até mesmo o candidato sendo evangélico jamais deveria usar seu ministério pessoal e o nome da denominação para galgar seus objetivos pessoais.

Não me conformo em ver os candidatos evangélicos usarem em suas propagandas:"Vote em Pastor tal", "Missionário tal".

Para que usar o título do seu ministério?Para influenciar os membros da Igreja?Os ministérios são deles ou do Senhor?Porque não usam apenas seus nomes, já que o cargo político nada tem haver com sua chamada ministerial?

E os que dizem que foram "chamados" por Deus para este "ministério"?Ministério da política?Vão evangelizar os vereadores e o prefeito?

Isso nada tem haver com a Palavra de Deus e a Sua Igreja.

Além de ser uma agressão à liberdade que cada crente possui de, como cidadão livre e que vive em um país democrático, escolher seus governantes da maneira que achar melhor.

Consciência política sim. Usar a Igreja de Cristo como "trampolim" para objetivos pessoais, jamais.

Posts Relacionados
6 Comentários
  1. Anônimo 2 de outubro de 2008 às 16:12  

    Muito boa esta materia, a algum tempo vivi, a pratica da politica na igreja que frequentava, infelizmente hoje se busca poder, $$ na igreja e a igreja se corrompe cada vez mais, a ponto de seus lideres indicarem pessoas a canditados e dizem que são para obra, que este e o chamado ministerial...

  2. Anônimo 2 de outubro de 2008 às 18:12  

    Não podemos negar que é perfeitamente possivel que um servo de Deus tenha uma missão no meio politico. Porém, o que se ver hoje é muito estranho. Exite no Brsil convenções inteira apoiando certos candidatos e partidos; pastores dizendo em quem suas ovelhas devem votar. O pulpito de algumas igrejas (isso acontece na maior Assembléia de Deus da minha cidade) são usados por policos impios (não crentes)e por ai vai.
    O crente precisa ter consciência politica, deve reivindicar seus direitos, protestar etc. Isso é democracia. Mas, o que alguns lideres evangelicos estão fazendo no Brasil é anti ético, anti cristão e as vezes imoral.

  3. Agnaldo 3 de outubro de 2008 às 09:31  

    Deus pode perfeitamente usar algum servo dele também no meio politico e com certeza temos bons politicos evangelicos.
    O grande problema é a politicagem ter invadido os templos.
    Infelizmente há pessoas em nosso meio fazendo conchavos com partidos e politicos usando a Igreja e os fiéis para isso.
    É muito triste, pois estamos agindo segundo o preceito mundano, tentando "dominar o mundo" através de armas humanas.
    A politica é saudável e faz parte da sociedade, mas a politicagem dentro das Igrejas, é muito triste.
    O crente tem que ser respeitado quanto ao seu direito de exercer sua vontade na hora de votar.
    A manipulação que há em muitos ministérios, inclusive usando versos isolados da Bíblia, para que a Igreja vote em tal candidato é absurda e inaceitável.

  4. Unknown 12 de outubro de 2008 às 15:45  

    Os pastores fazem coligações,depois de algum tempo as ovelhas percebem a estratégia politica,sentem enojados ao receber nos cultos,outro banquete (O politico)e não a salvação que vamos buscar a cada culto,a dita cidadãnia evangélica não concientiza,é obrigatória e buscando uma palavra sobre isso com os mais antigos somos aconselhados a obedecer e a nos submeter às autoridades,nós éramos exemplos de santidade...e agoraJesus que me gerou de novo em santidade,como entrar num templo cheio de comércio,como sugerir um lugar aos feridos de alma,onde tem um PS?

  5. Unknown 13 de outubro de 2008 às 09:39  

    O senhor morreu crucificado por aqueles a quem escolheu como povo...até o último momento intercedeu por eles, "Pai eles não sabem o que fazem".Não podemos errar por que os outros erram,a bíblia nos "manda"não julgar,não se levantar contra as autoridades,não se rebelar,não falar mal dos nosssos líderes,pagar o mal com o bem,irmãos eu estava adoecida na alma até ontem,e um irmão me posicionou claramente dentro do livro de Atos dos Apóstolos,quando Paulo levou uma bofetada ao tratar mal um sacerdote de Deus e reconhecendo se humilhou e pediu perdão.Nada acontece sem ser da vontade do Pai.Eu não posso julgar os vivos e os mortos ou estarei me assentando no trono de Deus como o acusador.Se Dei vasão a minha carne,peço perdão a todos quantos eu possa ter influenciado através dos meus comentários e até desabafo,mas ontem uma vizinha ´católica bateu a minha porta e pediu se eu não podia ir dar banho numa senhorinha de 90 anos acamada,fui entendendo que o Senhor estava banhando a minha alma.qdo terminamos senti vontade de orar com elae chorando como agora pedi perdão a Deus pelos nossos pecados e agradeci pelo privilegio de poder num domingo a tarde repartir um pouco de amor,então meus amados e preciosos irmãos de obra,preocupemo-nos com a obra e não com as questo~es que nos consomem uns aos outros,eu abençoo a todos que como eu estavam decepcionados e feridos,fé nos fundamentos do Pai que é sobre nós todos e engulam as palavras bíblicas como remédio para os osssos.Eu sarei e hoje cedo pedi perdão pro meu pastor local,agora sou de novo do corpo de Cristo Aleluia!!!!Paz

  6. Agnaldo 13 de outubro de 2008 às 11:17  

    Prezada irmão Mara Z,
    O texto não "julga" ninguem e nenhum artigo deste blog tem pretensão em fazê-lo.
    Aqui não há rebelião contra autoridades ou falamos mal de quem quer que seja.
    O Desperta Igreja é um blog que tem a única pretensão de pregar o evangelho através da internet e trazer reflexões pautadas na Bíblia Sagrada sobre o momento que passa a Igreja de Cristo no Brasil e no mundo.
    Creio que não é "omitindo" os problemas da Igreja que vamos amadurecer como Corpo de Cristo e individualmente também.
    Os problemos existem e o remédio para a cura é a Palavra de Deus.
    O que não pode haver ataques pessoais ou às instituições, mas confrontar erros através da Palavra é necessário e bom para todo cristão.