Recentemente li dois artigos no blog Amenidades da Cristandade, onde pude assisitir vídeos de um grupo de louvor evangélico, que lançou seu cd em uma comunidade católica no Rio de Janeiro.

Tinha também uma entrevista dada a um site católico por um pastor, líder de outro grupo de louvor e outra conhecida cantora gospel, que fizeram uma ministração em outra igreja católica.

Tudo em nome da "unidade".

É um assunto polêmico essa aproximação de grupos ou ministros evangélicos com a igreja católica.

Alguns acham que isso é bom, pois Deus quer trazer um "novo avivamento" sobre o mundo, que Ele não faz acepção de pessoas (o que é verdade) e não devemos fazer também.

Outros discordam, achando que não devemos nos misturar, pois estaremos assim praticando o ecumenismo proposto pelo papa.

Eu prefiro ficar com os que discordam dessa aproximação. E depois de pesquisar em alguns sites bíblicos, encontrei um artigo no JesusSite e resolvi publicar parte do mesmo, onde com certeza a minha posição sobre o assunto está mais que expressa.

"É melhor uma resistência ou rejeição com fundamentação bíblica do que uma aproximação falsa. A Bíblia Shedd (p. 1347) comenta: Não há neutralidade em assuntos religiosos. Quem não serve a Cristo, está servindo ao diabo e curva-se ao seu jugo.

Os evangélicos justificam sua posição contrária ao ecumenismo com os católicos romanos, porque sabem que a "Igreja de Jesus Cristo" é formada de pessoas "arrependidas e transformadas" pela mensagem e pelo sangue de Jesus. Pessoas que crêem que Jesus é o "único" Salvador de suas vidas, e que vivem movidas pelo amor, mediante a ação do Espírito Santo.

São contrários, porque continuam crendo que a Reforma foi um avanço espiritual e não um equívoco. Que o brado da Reforma continue válido até hoje: "Só Jesus, só a Bíblia, só a graça e só a fé".

Acreditam que os esforços tendentes à unificação não levam em conta as razões reais da separação, a saber, as questões doutrinárias fundamentais. Entendem que papado no catolicismo romano não é um ofício legítimo da Igreja. Que a maior parte do corpo doutrinário e ensino do catolicismo romano nada tem a ver com os princípios bíblicos nem serve de progresso histórico válido na espiritualidade.

A maior parte dos grupos evangélicos continua firmemente apegada à Palavra de Deus, como única autoridade válida em questões de fé e prática, asseverando que todas as demais "autoridades", eclesiásticas ou tradicionais, apenas obscurecem as questões envolvidas, em vez de aclará-Ias.

Não cremos que a divisão institucional da Igreja prejudique a essência do Evangelho de Jesus Cristo. O que prejudica e se constitui escândalo é o distanciamento das Escrituras Sagradas, distanciamento que produz as heresias e os dogmas que corroem a fé cristã.

Jesus citava as Escrituras para autenticar a Sua mensagem, dizendo: "Errais não conhecendo as Escrituras" (Mt 22.29) e "Examinais as Escrituras" (Jo 5.39). O mesmo faziam Seus apóstolos nas suas pregações e cartas às igrejas da sua época.O Senhor Jesus não aceitou nem minimizou as "divergências" como sendo insignificantes, mas condenou-as explicitamente (Mt 23.1-3, 23-24,33). Ele recusou reconhecer os líderes religiosos como irmãos, embora também fossem judeus (Jo 8.42-44). Ele não aceitou a mistura de doutrinas (Lc 5.33-39; Mt 15.14; 16.6-12; GI 5.9-10). Ensinou que existem somente dois caminhos: o da salvação e o da perdição (Mt 7.13-14; Lc 13.24; Pv 16.25).

Muitas pessoas que estão falando em unidade ecumênica ainda não conhecem o Senhor Jesus e sua Palavra, e precisam conhecê-la e nós não iremos sacrificar a verdade em nome de uma pseudo-unidade ou outra coisa qualquer. " (Jesus Site)

E você, o que acha deste assunto?

Posts Relacionados
4 Comentários
  1. Prof. Francivaldo Jacinto 13 de setembro de 2008 às 18:48  

    Olá!

    Não podemos aceitar o Ecumenismo papal, como se fosse algo normal.
    A Igreja de Cristo não pode voltar ao passado.
    Pois, se voltar, Cristo levantará outro Lutero.

    Um abraço.

    solascriptura-pb.blogspot.

  2. JamesCondera 14 de setembro de 2008 às 00:31  

    Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor, amados irmãos!

    Examinemos o que nos diz as Sagradas Escrituras:

    "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais." (1Coríntios 5.11);

    "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis." (2João 10);

    "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2Tessalonicenses 3.6).

    Portanto, podemos ter a certeza que não somos orientados a estar em união com quem não faz e não anda segundo o coração do Senhor...

    Fraternalmente.
    James.
    www.jesusmaioramor.blogspot.com

  3. Elaine 15 de setembro de 2008 às 12:10  

    Não...

    Nem todos que proclamam "Senhor, Senhor" verdadeiramente estão no centro da vontade do Senhor.

    Deus tem usado muitos desses cantores evangélicos para anunciar a Verdade e romper barreiras até então impostas entre nós e nosso Deus. Barreiras como a religiosidade e as doutrinas humanas.

    Graças a Deus por isso!

    Mas infelizmente, muitos deles têm se deixado corromper pela mídia, pelo sucesso que lhes tem subido à cabeça, pelo desejo de conquistar a simpatia do povo. E, por isso, cedem a pensamentos e atitudes tão contraditórios à mensagem Bíblica, à Palavra de santificação nela ministrada.

    E o pior: são grandes influências para o povo de Deus. Infelizmente, é um povo cego, que se deixa seduzir pelas influências de pessoas tão humanas e cheias de imperfeições quanto eles. Não é o nome de Deus na vida de alguém que lhe torna um exemplo a ser seguido. Suas atitudes conforme os ensinamentos de Cristo é que tornam.

    E o que Cristo nos tem ensinado é:

    "13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

    14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

    15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

    16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

    17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

    18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

    19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

    20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

    21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

    22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

    23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

    24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha..." (Mateus 7.13-24)

    Shalom!

  4. Agnaldo 16 de setembro de 2008 às 12:36  

    “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más” (2 Jo 1.9-11).

    Portanto, unidade bíblica com todo aquele que serve a Jesus Cristo, independente da Igreja é louvavél e devemos buscar.

    O Ecumenismo jamais.