O capítulo 59 do livro do profeta Isaías nos mostra um quadro de extrema iniquidade no meio do povo de Israel.

A nação está enferma e nem mesmo seus ministros são capazes de prestar socorro."Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade.
Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade."
(Is 59:3,4)

As consequências são graves e trazem para o povo surpresas desagradáveis, tropeços, dores e até uma sensação de morte. "Pelo que a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.
Apalpamos as paredes como cegos; sim, como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como no crepúsculo, e entre os vivos somos como mortos.
Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas; esperamos a justiça, e ela não aparece; a salvação, e ela está longe de nós."
(Is 59:9-11)

É um quadro sombrio, onde impera todo tipo de iniquidade, causando desesperança à todos.

Este quadro descrito pelo profeta Isaías nos faz pensar em muito do que tem acontecido hoje pelo mundo afora.Temos crises enormes em todas as áreas da sociedade moderna:econômica, moral, espiritual, destruição das famílias, violência. "falamos a opressão e a rebelião, concebemos e proferimos do coração palavras de falsidade.
Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar."
(Is 59:13b,14)

E como se não bastasse, a própria Igreja de Cristo também sofre em meio a todo este agito que está ocorrendo no mundo.Estamos vendo escândalos, materialismo, heresias, egoísmo e a destruição das famílias com o divórcio no meio evangélico.

Às vezes ficamos como os ministros de Israel estavam:incapazes de prestar socorro.Ficamos perplexos e inertes para tentar mudar a situação.Talvez até queremos, mas tememos pela crítica e rejeição dos homens. "Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado" (Is 59:15a)

E o que fazer então, nestes dias tão turbulentos por quais passa a humanidade?

A única saída, mesmo que sejamos rejeitados por muitos, é continuar a interceder pelas nações e pregar o evangelho de Jesus Cristo.É fazer como o profeta Amós:obedecer a Deus e não temer os homens.

Não devemos olhar para trás, pois Deus está no controle de tudo. "e o Senhor o viu,desagradou-lhe o não haver justiça.
E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve;
vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto."
(Is 59:15b-17)

E o mesmo Deus vai nos dar a vitória e no fim o mal não pevalecerá. "Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; porque ele virá tal uma corrente impetuosa, que o assopro do Senhor impele.
E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor"
(Is 59:19,20)

Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Posts Relacionados
5 Comentários
  1. Adam Gonnerman 31 de outubro de 2008 às 22:35  

    Verdade o que você escreveu. Precisamos pregar e viver o evangelho da pais, contando para Deus para abençoar a obra das nossas mãos.

  2. Elaine 2 de novembro de 2008 às 14:42  

    Temos uma notícia boa e uma má para isso.

    Primeiro a má: A tendência é aumentar essa crise no mundo e dentro da igreja.

    Agora a boa: Na verdade, essa crise não só aumentar... ela não vai se acabar. É bíblica(!). Jesus previu tudo isso e disse bem claro que só seria o princípio das dores e, depois, seria o fim.

    Nossa busca não deve ser pela paz que isenta o mundo desses transtornos, mas pela conversão daqueles que verdadeiramente têm o chamado do Senhor, para que a Paz de Cristo que nos mantêm retos e intrépidos em meio às crises possa pairar em seus corações.

    Aí, quando Cristo voltar, encontrará um corpo de pessoas fiéis, verdadeiramente convertidas, que rejeitaram toda a maldade do mundo por amor a Ele.

    Que nossas orações, palavras e ações sejam inclinadas no sentido de ajudar a ser o maior possível aquele número de pessoas que ouvirão o convite do Mestre, naquele grande dia, dizendo: "Vinde, benditos de Meu Pai! Possuí por herança o céu reservado para vós desde a fundação do mundo..."

    Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

  3. EDIMAR SUELY 3 de novembro de 2008 às 06:30  

    Olá,

    A paz do Senhor!

    Passando para conhecer seu belo espaço e edificante desejar uma linda semaninha, cheinha de paz. Maravilhoso seu post.

    Graça e paz!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

  4. Anônimo 28 de novembro de 2008 às 12:20  

    Olá! Amigos,

    Gostaria de saber qual a diferença entre uma mulher cristã que usa calça e a que usa saia, pois tenho dúvidas se desagrado a Deus. Pois me sinto muito bem de calça. Tenho uma amiga que está frustrada disse que se sente uma velha e é batizada no Espírito Santo isso é normal? E nem busca apresença de Deus como antes. Disse que tem vergonha de ficar perto mim. Devido eu usar calça e falar do amor de Deus, tanto quanto ela que usa saia.

    Fiquem com Deus.

  5. Vinícius Pimentel 19 de dezembro de 2008 às 01:04  

    Graça e paz!

    Li esse post há alguns meses atrás e fui impactado pela sua mensagem, que veio no exato momento em que eu estava precisando dela. Que Deus o abençoe!

    Tenho também um blog com uma temática parecida à sua, de confronto e convite ao despertar da igreja moderna. Se puder, visite http://marcados.wordpress.com

    Em Cristo,
    Vinícius