"Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade." (2 Timóteo 2:19)

Nas palavras de Paulo dirigidas à Timóteo, notamos a importante recomendação do apóstolo para todo aquele que segue a Jesus Cristo, procure viver longe de qualquer "iniquidade".

A palavra "iniquidade" é derivada da palavra "equidade" que significa igualdade, retidão e justiça. Logo, "iniquidade" significa o contrário: desigualdade, mau procedimento e injustiça.

No mundo de hoje, os seguidores de Jesus Cristo vivem num grande dilema: como pôr em prática instruções Bíblicas concernente ao modo de vida, numa sociedade tomada pelo individualismo e avesso à qualquer tipo de norma e respeito à autoridades?

Sabemos que Jesus Cristo nos libertou do mundo, da morte eterna, do poder do pecado e das garras de satanás. Ele nos chamou para sermos livres e fez conosco uma nova aliança com o Seu sangue e sepultou o velho concerto regido pela lei.

Porém à luz da Palavra, podemos afirmar que há limites sim, impostos pela Bíblia para um povo que decidiu viver debaixo do senhorio de Cristo. Não um limite imposto por força e legalismo, mas os limites da própria graça divina que nos faz obedecer às determinações do Senhor: "e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6:18)

No texto o apóstolo é enfático: "...qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade". Até no Velho Testamento, vemos homens de Deus como Eliseu que se portavam de forma equilibrada entre as pessoas: "Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus." (2 Reis 4:8,9)

Notemos que aquela mulher "observava" o modo de vida do profeta, que certamente se preocupava em viver longe de qualquer coisa que denegrisse sua imagem.

O "fundamento de Deus" que é a Sua Igreja verdadeira, possui um "selo" com duas dicas que atestam a autenticidade dos verdadeiros servos do Senhor:

1- O reconhecimento de Deus àqueles que são fiéis à Sua Palavra;

2- Os que pertecem de fato à Ele, procuram viver longe de toda e qualquer deformação e desequílibrio moral, pessoal e espiritual.

O mundo prega uma vida centrada numa liberdade que está mais para "libertinagem", onde não se respeita mais nada e nem ninguém e onde "cada um pode fazer o que quiser".

Porém, nós que pertecemos a Jesus Cristo temos a obrigação de vigiar e nos policiar contra todo "desequílibrio" que venha a manchar o Nome de Jesus Cristo e da Sua Igreja.

É preciso andar no "equílibrio" em todos os lugares que estivermos. Seja dentro do nosso lar, na escola, no trabalho, na rua, na maneira de falar e até de se vestir. A preocupação com um bom testemunho com "os que estão de fora da Igreja", passa pelas nossas atitudes e também pelo exterior e com certeza se faz necessário num mundo tão imoral como o atual.

É necessário seguir à risca o que o apóstolo Paulo recomenda para assim podermos ostentar o "selo" de um autêntico servo do Senhor.

Pois Jesus nos chamou para vivermos num estilo de vida de aceitação, compromisso e serviço em prol do Reino de Deus e ao cumprimento da Sua Palavra.

Posts Relacionados
4 Comentários
  1. JamesCondera 25 de julho de 2008 às 09:19  

    A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

    Louvado seja Deus, que nos resgatou e nos trouxe para sua maravilhosa Luz, assim, conforme nos orienta o Espírito Santo através do apóstolo Paulo, também devemos resplandecer esta maravilhosa Luz em nossas vidas, astros no mundo...

    Entretanto, o que podemos notar no meio que se chama ‘evangélico’, é a utilização do termo que, neste texto, com a certa conotação, requer do CRENTE o verdadeiro EQUILÍBRIO...

    Porém, utilizando-se do termo 'equilíbrio', em quase a totalidade das denominações, deixam o rigor da Palavra de Deus, para afirmar que o ‘evangélico’ deve ter ‘equilíbrio’ em sua vida, no modo de andar, no modo de vestir, no modo de falar, no modo de agir, enfim, maquiam a Palavra de Deus, e escondem a verdade através do termo ‘equilíbrio’, exemplo disto é o que deparamos com a afirmação da Sula Miranda (agora ‘evangélica’), quando de seu ensaio fotográfico em roupas sumárias diz “Cada um sabe realmente o que é correto, e o que realmente pode e deve fazer de sua vida”...

    Em palavras reais sobre ‘equilíbrio’, dizemos,
    uma evangélica equilibrada usa blusa de alça e uma crente equilibrada usa roupas fechadas mesmo em tempo de calor,
    uma evangélica equilibrada usa calça comprida feminina (feminina???) e uma crente equilibrada usa saia,
    uma evangélica equilibrada usa maquiagem suave e uma crente equilibrada não usa maquiagem,
    um evangélico equilibrado usa bermudas e um crente equilibrado usa calça,
    um evangélico equilibrado usa cabelos compridos e um crente equilibrado sempre tem cabelos curtos,
    um evangélico equilibrado busca prosperidade e um crente equilibrado alegra com o que tem de comer e com que se cobrir...

    Enfim, os crentes em Cristo Jesus conhecem a voz do Bom Pastor, e, sabem que ‘equilíbrio’ é viver uma vida de inteira consagração ao Senhor, portando-se como um verdadeiro cristão, em sua veste, em sua fala, em sua maneira de viver...

    Deus abençoe ao amado e aos seus ricamente, fortalecendo-o em Sabedoria para que, textos relatos como este, sempre nos sejam para edificação, como o são...

    Fraternalmente.
    James.
    www.jesusmaioramor.blogspot.com

  2. Anônimo 25 de julho de 2008 às 21:46  

    Amado, tem um novo selinho pra vc no meu blog. Um grande abraço no Senhor.

  3. Anônimo 28 de julho de 2008 às 06:43  

    Oi,

    Passando para conferir as 9dades, matar as saudades e desejar uma linda semaninha e paz. Fantástico seu post. Amei.

    Smack!

    Edimar Suely

  4. Anônimo 1 de agosto de 2008 às 14:36  

    A Graça e a Paz do Senhor! Gostamos muito do seu blog, pois tem mensagens edificantes. Continue semeando a palavra do Senhor Jesus Cristo. Fique com Deus e se puder visite o nosso blog e comente.