Como estamos em um ano eleitoral, creio que seja um momento oportuno para tratar mais uma vez sobre o tema Igreja x política.

Constantemente tenho observado que, na tentativa de justificar suas opções com a "politicagem" dentro das Igrejas, muitas pessoas acabam usando o exemplo de homens de Deus que ocuparam cargos políticos registrados pela Bíblia Sagrada desviando totalmente o real propósito do que está escrito na Palavra do Senhor.

E com certeza quase todos já ouvimos alguma mensagem com intuito de "conscientizar" o crente em relação à politica, sobre José, que governou o Egito e José de Arimatéia, que era Senador e discípulo de Jesus.

Mas antes de continuar o texto, gostaria de fazer um breve relato sobre José do Egito e José de Arimatéia.

Todos conhecem a grande história que se passou com José, que foi vendido como escravo ao Egito pelos seus próprios irmãos e depois se tornou governador de toda aquela terra.

Deus permitiu que ele fosse vendido para ter a oportunidade de alimentar a família escolhida durante a fome que houve na época.

O Senhor precisava conservar com vida a descendência de Abraão e cumprir a promessa de fazer dele uma grande nação.

Com certeza o único propósito de Deus em colocar José no segundo cargo político em importância no Egito (só estava abaixo de Faraó), foi "a preservação do povo do concerto".

De José de Arimatéia sabe-se que foi um Senador honrado, homem bom, justo, discípulo oculto de Jesus e que não participou da Sua condenação.

E que ele fez um enterro honrado para Jesus Cristo quando colocou o Seu Corpo em um sepulcro novo escavado numa rocha.

Vejamos que a história destes dois homens de Deus nada têm haver com os "políticos" que hoje infestam os púlpitos das Igrejas Evangélicas.

São contextos totalmente diferentes, pois o que se vê hoje são ministérios inteiros "leiloando" o voto dos irmãos em troca de interesses diversos ou com um discurso ufanista e vazio de que "temos que dominar todas as áreas da sociedade".

Quem aborda de forma sábia, como deveríamos nos posicionar sobre uma eleição é o irmão Humberto de Lima, que em seu blog publicou o excelente artigo "Os 10 Mandamentos do Eleitor".

Sugiro que todos leiam o post do irmão, pois ele foi muito feliz na maneira como expressa muito do que vem acontecendo em relação ao tema.

Enfim, não me canso de repetir que qualquer crente possui o direito de se candidatar ou apoiar qualquer candidato, pois vivemos em um país democrático.

Mas não consigo me conformar com campanhas dentro das Igrejas, discursos políticos em cima do púlpito e a manipulação sofrida pelos fiéis para que votem no "candidato da Igreja".

Tem ministério que coloca uma "mesinha" dentro da nave principal do templo e dá até nome:"o cantinho eleitoral"!!!

Sinceramente não há como ficar calado.

E quando se tenta justificar tais atos citando personagens bíblicos, totalmente fora de contexto, aí a coisa fica mais triste ainda.

É uma situação lamentável, pois parece que o outrora zelo dos líderes pela Igreja de Cristo está sendo trocado por interesses que nada têm haver com os do Reino de Deus.

São situações lamentáveis e que os homens que estão à frente dos ministérios deveriam repensar se não estão transformando a Igreja em verdadeiro curral eleitoral, agredindo assim a liberdade e cidadania das pessoas.

E o pior, tentando justificar isso tudo, acabam usando a Bíblia Sagrada para darem suporte aos seus interesses.

Que o Senhor abra nossos olhos.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. Teste Sniqper 7 de agosto de 2008 às 17:34  

    Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

  2. Enoque Nunes - Manaus 22 de agosto de 2008 às 14:12  

    Quero aqui parabenizar o autor por estas maravilhosas palavras referente ao assunto "Igreja e politica", e aproveito o encejo para dizer que tambem não concordo com essa vergonha que vem invadindo as igrejas de Cristo.

    Publiquei este mesmo artigo em uma página pessoal na comunidade Orkut.

    http://www.orkut.com.br/FullProfile.aspx?uid=9893078841963638788&pcy=1&t=0

    Caso o irmão não fique satisfeito por isso peço-o que entre em contato conosco que farei a retirada.

    Até a próxima

    Enoque Nunes
    Manaus/AM

  3. Agnaldo 23 de agosto de 2008 às 10:32  

    Caro Enoque sa Silva,
    Fique à vontade para usar o artigo.
    Em Cristo,
    Agnaldo gomes