Na curta epístola de Judas vemos uma importante advertência contra os falsos mestres que investiam em propagar suas doutrinas no meio da Igreja de Cristo.Vemos no capítulo 3 que a intenção inicial de Judas era falar com a Igreja sobre salvação, mas devido a presença destes falsos mestres, ele teve que mudar o tema da epístola e convocar os crentes à batalhar pelo verdadeiro evangelho de Cristo:

"Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos."

Judas exorta a Igreja a tomar posição firme contra aqueles que, dentro da Casa do Senhor, negavam e distorciam as verdades fundamentais da Palavra de Deus.

No final ele orienta que os crentes deveriam crescer na fé e ter compaixão dos que estavam se perdendo, mas tomando cuidado para não se contaminarem:

"Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida,
e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne."
(20-23)

Essa preocupação de Judas com falsos ensinos, já tinha sido colocada em prática pelos bereanos, que ao ouvirem as palavras pregadas por Paulo e Silas na Sinagoga, examinaram atentamente o que estava sendo dito:

"E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim."
(At 17:10,11)

O próprio Paulo chegou a chorar por pessoas que viviam dentro das Igrejas, as quais considerava como "inimigas da Cruz de Cristo":

"porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;
cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas"
(Fp 3:18,19)

E observando atentamente a epístola de Judas, vemos que a preocupação dele continua atualíssima.

Pois no momento atual da Igreja há tanto misticismo, novas revelações, sensacionalismo, mundanismo, materialismo e variadas distorções da Bíblia Sagrada, que essa epístola parece que foi escrita na década atual.

Seguramente devemos seguir seus sábios conselhos:orar, orientar, amar e ter compaixão tanto de quem ensina o erro como de quem segue estes ensinos, mas é preciso ficar atento para não sermos influenciados por alguma doutrina que fira os alicerces básicos do verdadeiro evangelho.

E assim"pelejar" pela fé que Jesus Cristo deixou aos apóstolos e a todos os que O seguirem.

Posts Relacionados
1 Comentários
  1. Enzo Almeida 22 de outubro de 2008 às 17:31  

    Deixei uma surpresa para você no meu blog, é um premio pela qualidade de seu trabalho, parabéns,
    Que Deus te abençoe!
    Encontro com O Poder - Vida Cristã - Poder e unção